Ecoando a voz das crianças de Cabo Delgado

Thursday 20 May 2021

Hoje demos eco à voz das crianças de Cabo Delgado ao lançarmos o relatório “Ouvindo a Voz das Crianças em Cabo Delgado”, uma acção da Save the Children para melhorar a forma como as necessidades das crianças são respondidas no contexto do conflito militar naquela província – na perspectiva das crianças.

O evento decorreu numa cerimónia simples, mas carregado de simbolismo, na cidade de Maputo, na presença de representantes do Parlamento Infantil da Cidade de Maputo, do Governo, de agências das Nações Unidas, organizações nacionais e internacionais e da Comisssão Nacional dos Direitos Humanos.

O relatório representa uma derradeira tentativa chamar a atenção para todos os intervenientes humanitários em Cabo Delgado para repensar as suas estratégias de intervenção de modo a reflectirem os pontos de vista das crianças em diversas áreas, desde a protecção, educação, abrigo e a própria participação.

O documento resulta de uma consulta feita pela Save the Children às crianças de Cabo Delgado durante o mês de Março nos distritos de Metuge (25 de Junho e Nangua), Chiúre (Marrupa) e Corrante (Meconta, Nampula).

Os representantes do Parlamento Infantil da Cidade de Maputo, embora distantes fisicamente das crianças de Cabo Delgado, afirmaram que partilham o mesmo espírito e que tomam para eles todo o sofrimento que os seus amigos têm e tudo farão para defender a sua causa e ajudar e melhorar a sua condição.

Chance Briggs, Director Geral da Save the Children em Moçambique, disse que ao dar voz às crianças de Cabo Delgado, a organização espera que os doadores e governos oiçam, de facto, o que as crianças estão a dizer e tomem acções protegê-las, apoiá-las e ajudá-las a sobreviver e a prosperar, apesar dos desafios enfrentados.

O Governo, que abraçou esta iniciativa, afirma estar igualmente preocupada com a situação da criança afectada pelo conflito em Cabo Delgado e anunciou estar para breve a abertura de um centro-infantário para crianças desacompanhadas que chegam à cidade de Pemba, segundo disse Páscoa Sumbana, Directora Adjunta da Direcção Nacional da Criança, Ministério do Género Crianca e Acção Social.

A voz das crianças de Cabo Delgado é tão importante que, para o Coordenador do Cluster de Protecção da Criança em Moçambique, Hugo Reichnberger, “precisamos ouví-las muito mais vezes”.

A Comissão Nacional dos Direitos da Criança, representada na cerimónia de lançamento, por um dos seus Comissários, disse que a instituição se identifica com o relatório que irá usar os canais privilegiados de lobby e advocacia que tem com o Governo para ecoar as preocupações levantadas pelas crianças de Cabo Delgado.

Este relatório resulta de uma consulta feita pela Save the Children em Março, com crianças com idade entre 12 e 17 anos sobre as famílias em situação de deslocadas pelo conflito em Cabo Delgado. O objectivo da consulta foi garantir que as opiniões das crianças fossem ouvidas por líderes comunitários, governo, agências humanitárias e doadores, para garantir que as intervenções actuais e futuras projectadas para beneficiar essas crianças fossem influenciadas por seus pensamentos, opiniões, preocupações e necessidades. A consulta foi feita com crianças em comunidades anfitriãs e em centros de trânsito e de reassentamento.

184 crianças participaram das sessões, incluindo 89 meninas e 95 meninos. Destas, 131 eram crianças deslocadas crianças e 53 eram crianças das comunidades anfitriãs.