URGE ACELERAR A FORMAÇÃO DE EDUCADORES INFANTIS

Friday 18 June 2021

Para marcar a Semana de Acção Global pela Educação, o projecto Kudziua, implementado pela Save the Children em Moçambique na província de Zambézia, organizou um workshop de três dias subordinado que tinha como enfoque o financiamento da educação.

O evento, que debateu em particular os desafios do financiamento público da educação pré-escolar em Moçambique, para assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem para toda a vida, contou com a participação de representantes do Governo a nível provincial, distrital, nos pelouros de Eudcação, Criança, Género e Acção Social. Representantes da projecto Kudiziu, proponenete desta iniciativa, fizeram também parte da actividade.

Panorama do Workshop que discutiu os desafios de financiamento da educação no distrito de Morrumbala

Ilenia Guasti, Gestora do Projecto Kudziua, disse que o evento alcançou os seus objectivos ao conseguir entre outros feitos, produzir recomendações ao governo de Moçambique sobre que passos seguir para assegurar financiamento público para a primeira infância, particularmente.

 Ilenia Guastin acrescentou:

“Encerramos o Workshop da Semana de Acção Global de Educação fazendo um apelo ao Governo para a aprovação de um currículo de animadores infantis e assegurar o orçamento para a sua formação e garantir o desenvolvimento das crianças através de uma abordagem multissectorial, com foco para o Projecto Kudziua.”

O projecto Kudziua é financiado pela Agência Italiana de Desenvolvimento e Cooperação (AID 011462) e implementado da Save the Children em Moçambique.

 #SaveourEducation  #SaveChildrenIT #aicsmaputo

O workshop reservou o segundo dia para interagir com a comunidade de Chifungu, posto Administrativo de Megaza, distrito de Morrumbala, Zambezia