Sem mãos a medir, comunidades se reerguem do Kenneth

Thursday 29 August 2019

 

Como acção imediata, foram instaladas tendas em algumas escolas, como em Liukue, por exemplo, no Posto Administrativo de Macomia-sede, que na sequência do “Kenneth”, ficou desprovida de todas as suas salas de aulas. Estas tendas asseguram o seguimento regular das aulas, mas têm o inconveniente de serem quentes.

 

Enquanto que em Metuge a única escola identificada (Escola Primária de Pulo) tem já uma sala temporária a funcionar e uma segunda ainda em construção, no distrito de Macomia a construção arrancou esta quarta-feira, dia 28 e conta com a colaboração da mão-de-obra local especializada, em particular os carpinteiros, uma vez que a base de materiais é a madeira e o bambu.

 

Daniel Nhanjane, Coordenador de Construção da SCI no âmbito de resposto ao Kenneth, diz ser importante acelerar o processo de construção de Espaços de Aprendizagem Temporária para garantir que as crianças possam ganhar o ritmo normal das actividade lectivas. Estes espaços, segundo acrescentou, apesar de construídos com material local (madeira e bambo), podem ter um tempo de vida relativamente longo que pode ir acima dos cinco anos enquanto se buscam recursos e se constroem salas convencionais duradouras.

 

Acompanhamos o início da construção de duas salas temporárias na Escola Primária Completa de Liukue, um processo que mobiliza a comunidade, com enfoque para os carpinteiros locais, mas envolve desde o secretário do bairro, os professores e até mesmo o director da escola.

 

Para o director da escola, a construção de salas adicionais traz uma mais-valia, pois, irá possibilitar a separação de algumas turmas numerosas, com enfoque para a 1ª classe, com 120 alunos, assim como relaxar as turmas da 3ª e 4ª classes que em algum momento assistiam à aulas na mesma sala.

 

A SCI pretende igualmente construir latrinas melhoradas para as escolas onde está a intervir. Para o caso de Liukue, será um grande alívio, pois de momento não existe latrina ou casa de banho de nenhum tipo e sempre que as crianças ou professores têm necessidade, recorrem à vizinhança da escola.

Estas acções vão beneficiar no total 7336 crianças (4151 raparigas e 3285 rapazes) nas seguintes escolas: EPC de Xinavane, EPC de Licangano, EPC Nanga, EP Muangamula, EP Nanjaba, EPC Liukue, EPC Litamanda e EP Pulo.