SCIMOZ entrega 100 casas a vítimas do "Idai" em Manica

Friday 19 June 2020

A Save the Children em Moçambique (SCIMOZ) entregou ontem, 18 de Junho, 100 casas à igual número de famílias afectadas pelo Ciclone Idai na localidade de Matarara, posto administrativo de Dombe, distrito de Sussundenga na província de Manica. Estas casas foram construídas graças ao género apoio da Swiss Solidary.

O evento foi presidido pela Governadora da província de Manica, Francisca Domingos Tomás, que, junto com o Director Geral da SCIMOZ, Chance Briggs, agradeceu a acção da Save the Children e fez um apelo ao bom uso das infra-estruturas pelos beneficiários.Corte de fita e visita a primeira das 100 casas em Matarara, Dombe, Manica.

“É com enorme satisfação que fazemos parte deste momento de festa que vai proporcionar uma vida melhor às 100 famílias. Será uma grande satisfação para nós voltar a Dombe e visualizarmos melhorias na vida cada um de vocês”.

Para a Save the Children, de acordo com Chance Briggs, toda a criança tem o direito a Sobreviver, Aprender e a ser Protegida. “Nenhum destes direitos está completo se a criança e as pessoas que cuidam dela não têm uma habitação condigna e as famílias não possuem meios de subsistência que as permitam prover esses direitos”.

Com efeito, a Save the Children não só construiu casas. Igualmente potenciou e muniu as comunidades para que sejam mais resilientes às calamidades naturais; ajudou a criar grupos de poupança, fortaleceu as capacidades de produção agrícola e pecuária. Paralelamente à entrega das casas, foram também distribuídos, de forma simbólica, kits de aviso de prévio aos comités comunitários de gestão de risco e calamidades naturais, kits de geração de renda (resiliência) aos grupos de poupanças comunitárias e kits veterinários aos promotores pecuários daquela localidade.Um membro da comunidade recebe das mãos de Chance Briggs uma motobomba como parte do apoio do desenvolvimento agrícola em Dombe

A SCIMOZ está a trabalhar em quatro distritos da província de Manica, nomeadamente Macate, Sussundenga, Mossurize e Gondola, respondendo às necessidades mínimas em sete sectores, nomeadamente Segurança Alimentar e Meios de Sobrevivência; Água, Higiene e Saneamento; Educação; Construção e Abrigos; Protecção da Criança; Preparação para Emergência; Saúde e Nutrição, beneficiando mais de 62 mil famílias e suas crianças.