Save the Children promove campos de leitura em Manica

Thursday 19 July 2018

Cerca de 2267 crianças, das quais 754 do sexo feminino e de 15 escolas do distrito de Gondola, em Manica, estão a beneficiar de uma actividade de promoção de leitura e escrita nos campos de leitura, parte integrante da Açcão comunitária incluída no programa Norad que está a ser implementado pela Save the Children e consiste em formar grupos de leitura dentro das comunidades, onde crianças seleccionadas nas escolas são organizadas em grupos de seis a oito, durante 1h30 fora do horário de aulas.

Crianças nos campos de leituraCrianças aprendem a ler e a resolver contas simples

Sob orientação dos 30 promotores, que são membros da comunidade indicados pelos líderes comunitários e seguido duma capacitação, as crianças aprendem a ler e a resolver contas simples. O propósito desta iniciativa é que as crianças tenham habilidade para ler e resolver contas simples.

Os alunos são desafiados, inclusive a resolver o TPC que lhes é passado na escolaPela dinâmica de ensino nestes campos, os alunos são desafiados, inclusive a resolver o TPC que lhes é passado na escola, no entanto, os professores são proibidos de fazer parte destes campos de leitura que acontecem ao ar livre, debaixo das sombras dentro das próprias comunidades e priorizam crianças das classes iniciais (1a a 7a). A participação nestes grupos tem tornado as crianças mais interactivas, participativas e com mais vontade de ler na sala de aulas.

O programa consiste em formar grupos de leitura dentro das comunidades