Save the Children oferece cerca de nove mil máscaras ao Governo

Friday 29 May 2020

A Save the Children em Moçambique (SCIMOZ) procedeu hoje à entrega das primeiras duas mil máscaras faciais ao Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) como parte do seu contributo de prevenção e combate a COVID-19 entre os grupos vulneráveis. A entrega foi feita pelo Director Geral da SCIMOZ, Chance Briggs, numa cerimónia presidida pelo Vice-Ministro do MGCAS, Lucas Mangrasse.Chance Briggs fazendo a entrega simbólica das máscaras ao Ministro do Género, Criança e Acção Social

As duas mil máscaras constituem o primeiro lote de um total de cerca de nove mil a serem entregues nas províncias de Sofala, Nampula, e Cabo Delgado. A SCIMOZ e seus parceiros têm estado a assegurar a produção de máscaras em larga escala, em total alinhamento com as normas definidas pelo Ministério da Saúde, nomeadamente o uso de três camadas de tecido com as medidas de 23cm x 18cm, para adultos, e 18cm x 13cm, para crianças.

Durante a cerimónia, Chance Briggs disse o gesto está alinhado ao Plano de Resposta COVID-19 da SCIMOZ em Moçambique e que tem como objectivo apoiar o Governo de Moçambique e os grupos relevantes que tratam de Protecção à Criança, Saúde, Meios de Vida e Segurança Alimentar, Nutrição e Educação para garantir que as actividades de preparação, prevenção e resposta ao COVID-19 sejam sensíveis às crianças e comunidades mais vulneráveis e abordam os impactos secundários na saúde, nutrição, educação, protecção da criança, pobreza infantil e governação dos direitos da criança.

O plano da SCIMOZ está subdividido e quatro objectivos e um deles preconica “fortalecer os mecanismos e instituições de protecção da criança para garantir sua capacidade de apoiar e proteger as crianças, com foco nas populações vulneráveis e em risco, e responder às necessidades emergentes. Julgamos que o acto de hoje está alinhado à este objectivo específico” disse Chance Briggs, vincando que a Save the Children continurá a apoiar o Governo no que for necessário e possível.

Por sua vez, Lucas Mangrasse disse que o MGCAS está a implementar o Plano de Acção de Resposta aos impactos sócio-económicos da COVID-19 sobre a população vulnerável e que o gesto da SCIMOZ vai fortalecer a acção de assistência e protecção deste grupo populacional, particularmente mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.