Save the Children lança o seu maior apelo de todos os tempos para proteger as crianças do COVID-19

Thursday 9 April 2020

 

No maior apelo nos seus 100 anos de história, pretendemos mobilizar US $ 100 milhões para urgentemente manter crianças e suas famílias em segurança durante o surto global de COVID-19, a ameaça mais séria à saúde e segurança globais nos tempos modernos. 

Desde o início do surto, a Save the Children continua a responder às necessidades das comunidades nos países afectados pelo surto de COVID-19, inclusive na China, nos EUA e em toda a Europa. Como a pandemia do Coronavírus agora acelera para o sul da Ásia e África Subsahariana, com novos casos previstos alcançar a fasquia de 10.000 em toda a África nesta semana, a agência avisa que a falta de acção agora em países de baixa renda pode resultar na perda de três milhões de crianças. 

Inger Ashing, CEO da Save the Children internacional, disse:

Todos nós assistimos horrorizados quando o surto de COVID-19 virou vidas de cabeça para baixo. A pandemia está agora a espalhar-se pelos países mais pobres do mundo, prejudicando ainda mais os sistemas de saúde frágeis, onde as crianças já se ressentem da falta de tratamento para malária, pneumonia e desnutrição. Isso deixará muitas crianças órfãs e abandonadas, fora da escola e em perigo. Temos apenas uma questão de semanas para tomar medidas rápidas, que determinarão quantas vidas podemos salvar.

Com os fundos mobilizados, a Save the Children fortalecerá os seus programas para que eles possam suportar o impacto do vírus e proteger as crianças mais vulneráveis nos países mais afectados pelo vírus ou menos preparados para enfrentar a pandemia, especialmente crianças que vivem na pobreza, refugiados, famílias deslocadas, comunidades em conflicto e em áreas de crise, e meninas. Isso inclui o aumento do apoio aos sistemas nacionais de saúde, apoiando as famílias que enfrentam a perda de rendimentos causada por medidas de isolamento, apoiando crianças não acompanhadas e garantindo que as crianças possam continuar a ter educação.

A Save the Children adverte que a geração mais jovem será profundamente abalada pelo surto. Estima-se que 1,5 bilhão de crianças e alunos já estejam fora da escola, e as suas chances de retorno reduzindo a cada dia em que as escolas continuam fechadas. Em muitas das comunidades mais pobres do mundo, à medida que a pobreza aumenta, as crianças podem ser forçadas a trabalhar e as meninas adolescentes forçadas a uniões prematuras. Crianças sem supervisão correm riscos de protecção elevados e, agora, crianças que sofrem violência e abuso doméstico têm que ficar períodos prolongados em casa, enquanto o acesso aos serviços de apoio é reduzido.

Nas últimas semanas, a Save the Children começou a aumentar os seus programas existentes em todo o mundo. A Save the Children trabalha com meio milhão de agentes comunitários de saúde em 44 países para fornecer serviços vitais de saúde - a agência pretende apoiá-los no reconhecimento de sintomas e na prevenção do COVID-19 e treinar outros 100.000 nos próximos seis meses. Trabalhará também com as comunidades locais para fornecer treinamento e equipamentos de protecção, com o objectivo de aumentar as medidas de prevenção e identificar cedo os casos, encaminhados para tratamento e, sempre que possível, isolados.

 

A Sra. Ashing continuou:

Esta crise vai nos testar como se não tivéssemos sido testados antes. À medida que o mundo fecha as fronteiras e os frágeis sistemas de saúde se apertam diante da pressão da pandemia, a preparação e os esforços para diminuir a taxa de infecção significarão a diferença entre a vida e a morte. As famílias podem não ter acesso a cuidados de saúde, água potável e podem sofrer barreiras linguísticas ou de alfabetização. Devemos garantir que elas tenham o apoio e as informações de que precisam para se proteger. As crianças das comunidades mais carenciadas e marginalizadas têm um papel crucial do que nunca na redução da taxa de transmissão. Nas comunidades mais pobres, elas podem cuidar de crianças menores ou adultos, ou ser as únicas na família que podem ler ou aceder informações. Isso é vital para todos, porque ninguém está seguro até que todos estejam seguros.

Em Moçambique, a Save the Children continuará a apoiar o Governo de Moçambique nas áreas de Protecção à Criança, Saúde e Nutrição, e Educação para garantir que as actividades de preparação, prevenção e resposta ao COVID-19 sejam sensíveis às crianças, primem pelo apoio às crianças e comunidades mais vulneráveis, abordando os impactos desta pandemia nos direitos da criança. Este apoio envolve a produção e disseminação de mensagens-chave e amigas da criança, bem como o fortalecimento das estruturas de protecção da criança, incluindo as comunitárias, de modo a incrementar a capacidade de prevenção, detecção e resposta ao COVID-19, e mitigação de riscos comunitários.

 

Chance Briggs, Director-Geral da Save the Children em Moçambique refere que:

“A Save the Children é (e sempre foi) uma agência dedicada a servir as crianças e suas famílias em momentos de grande necessidade. Continuamos comprometidos em implementar o nosso programa actual em Moçambique para o bem-estar das crianças, desde que possamos modificar os nossos projectos para ajudar as comunidades a entender e impedir o COVID-19. Ao mesmo tempo, estamos a angariar activamente novos fundos para poder apoiar o governo e o povo moçambicano na resposta à pandemia do COVID-19. A nossa organização foi fundada durante uma grande crise global (a pandemia da gripe espanhola de 1918-1924) e continuaremos a nossa missão exactamente como Eglantyne Jebb, a nossa grande fundadora imaginava.”

Em Moçambique, a Save the Children implementa programas de apoio do Desenvolvimento e Resposta Humanitária nas províncias de Maputo, Gaza, Manica, Sofala, Zambézia, Tete, Nampula e Cabo Delgado.