Save the Children entrega mais uma nova maternidade no distrito de Chicualacuala

Thursday 16 March 2017

     - Z. Isac Mundiara, Save the Children, 2017.

Nova maternidade (primeira foto), Stela Pinto Zeca, governadora de Gaza no momento da inauguração. Texto e foto: Z. Isac Mundiara, Save the Children, 2017.

 - A  maternidade vai beneficiar mais de 20 mil pessoas indirectamente e directamente 2500  mulheres em idade fértil

  “A maternidade que hoje, temos a honra e o privilégio de entregar ao Governo e a população de Chicualacuala é o testemunho do nosso cometimento em contribuir para o bem-estar das comunidades e de garantir a sobrevivência infantil e das mulheres, independentemente da sua condição social, da cor, da religião, do grupo étnico ou do lugar onde elas vivem. É o testemunho do nosso compromisso para que nenhuma criança morra antes dos 5 anos por causas evitáveis. Queremos manter parcerias com as lideranças e comunidades locais, na mobilização de mulheres grávidas à afluírem as consultas pré-natais e na monitoria do crescimento das crianças nas unidades sanitárias – Américo Boaze, director provincial de programa da Save the Children em Gaza.

 A maternidade com capacidade para 6 camas e devidamente equipada, foi construída no âmbito do projecto que carinhosamente denominamos MAMANE, em homenagem a todas as mães desta província – finaliza Boaze. Com apoio da Save the Children Itália, está previsto a construção este ano, de 3 novas maternidades nas comunidades de Chidulo, no distrito de Chicualacuala, Mapai-Ngala no novo distrito de Mapai e de Nhimbahiwe no distrito de Mabalane.Stela Pinto Zeca, governadora da província de Gaza sublinhou que é importante que se mobilize as mulheres para ter um parto seguro nas maternidades. 

Estamos com felizes (…) o sentimento é de alegria porque respondemos as necessidades da população; a maternidade vai indirectamente beneficiar 20 mil pessoas e directamente 2500 mulheres em idade fértil. As mulheres percorriam cerca de 60 km para poderem ter bebé na maternidade, agora essa distância diminuiu para 5 km. Os bebés eram nascidos em condições difíceis, mas agora tudo vai melhorar – Amândio Mathe, director distrital da saúde, mulher e acção social de Chicualacuala.

 Carlota Chilende, grávida pela quarta vez, encontramos-a na casa “Mãe Espera”. Carlota sempre deu parto na maternidade, apesar de viver a 56 km da vila – sede. Visivelmente emocionada, ela disse que a vantagem da nova maternidade vai diminuir o sofrimento que as mães passavam para dar parto e que a assistência vai aumentar; os bebés se tiverem problemas durante o parto vão ter solução na hora; a nova maternidade tem as casas- de-banho no interior – isso já é muito importante; antigamente haviam mulheres que davam parto ao caminhar para as casas –de- banho que ficavam fora do edifício; ela suspira dizendo que era muito complicado.

Carlota aconselha outras mães a darem parto na maternidade ao invés de arriscarem em casa; na maternidade – os bebés têm toda assistência médica que precisam e não se paga nada.

 Deny Balói, rapaz de 12 anos que também esteve presente no momento de inauguração da maternidade disse que veio ver nova maternidade porque agora as mamãs vão nascer os bebés com saúde porque os médicos vão ajudar.

 Diogo Albino Sivalela, nosso mobilizador comunitário também não escondeu seu sentimento em relação a nova maternidade. Diogo trabalha a 3 anos com a Save the Children em várias comunidades remotas do distrito de Chicualacuala nas actividades de promoção e prevenção em saúde.

“(…) gosto de trabalhar nas comunidades porque as crianças não sabem os seus direitos e nós sensibilizamos os pais e as crianças para evitarem casamentos prematuros e também mobilizamos as mães com crianças dos 0 – 5 anos para irem as unidades sanitárias (…) as coisas vão mudar porque as mães terão um lugar seguro para dar parto – enfatiza Diogo.

 

 Sobre Projecto MAMANE

O Projecto de sobrevivência infantil e saúde reprodutiva, denominado MAMANE que vai agora na sua fase IV,  é financiado pela Save the Children Itália. A obra foi iniciada em 20 de Agosto de 2016.

No total desde o início do projecto nos 5 distritos (Guijá, Chigubo, Mabalane, Massangena e Chicualacuala) onde MAMANE opera já foram construída no total 10 maternidades que beneficia  10.344 famílias.