Save the Children entrega duas maternidades em Massingir

Monday 9 May 2022

A Save the Children, através do projecto Tlhanganissa, entregou na última semana ao governo de Gaza duas maternidades  construídas  nas localidades de Macuachane e Chibotane no distrito de Massingir  como forma de responder à demanda das comunidades ao acesso de espaços de consultas integradas, casa de espera de mulher grávida, aumentar partos institucionais, melhorar a capacidade de diagnóstico e reforçar a vigilância no tratamento e na redução das taxas de morbidade entre mães e menores de 5 anos.

 As maternidades, inauguradas no dia 07 de Maio, custaram pouco mais de 9 milhões de meticais cada e cerca de dois milhões e 700 mil meticais em material cirúrgico médico e foram financiadas pela Save the Children Itália.

 O evento foi presidido pela Governadora da província de GAZA, Margarida Mapandzene, que enalteceu o apoio que Save the Children têm dado ao governo no geral e que não se resume só a província de Gaza.

“Sabemos e reconhecemos o esforço que a Save the Children tem feito nas nossas comunidades. Para nós a Save the Children é um parceiro valioso e queremos juntos caminhar para melhor as condições de vida das comunidades. É nosso papel engajar as comunidades para o bom aproveitamento e uso deste empreendimento valioso para termos menos mortes de mães e bebés no momento do parto”, disse a Governadora de Gaza  

 Cada maternidade é composta por uma sala de parto, uma sala de tratamento, uma enfermaria Puérperas, dois armazéns, quatro casas de banho para doentes, duas casas de banho para enfermeiros, quatro casas de banho para utentes no geral, uma sala mãe-espera e uma varanda. Espera-se que cada uma delas alcance 60 comunidades em Guijá, Mabalane, Mapai, Chicualacuala, Chigubo e Massingir.

 A Save the Children, com a anuência do Governo Moçambicano, tem estado a implementar projectos de Segurança alimentar e Saúde, com o objectivo de melhorar o acesso aos alimentos, fortificar as opções de subsistência, promover a educação para a saúde e a nutrição no seio dos agregados familiares vulneráveis nas comunidades rurais, destacando a mulher, o recém-nascido e criança abaixo dos cinco anos de idade.