Save the Children empenha-se na assistência a deslocados em Nampula

Thursday 19 November 2020

Com objectivo de avaliar a situação de deslocados na província de Nampula e equacionar a melhor forma de intervir na resposta às necessidades dos deslocados, uma equipa da Save the Children deslocou-se recentemente ao centro de acolhimento das famílias deslocadas localizado em Corrane, na província de Nampula. Este centro, inaugurado este mês, alberga actualmente mais de 300 famílias vítimas dos ataques da insurgência que se regista em Cabo Delgado.

A vida recomeça em Corrane para centenas de deslocados que encontraram aqui um ambiente seguro

Samuel Maibasse, Vice-presidente de Segurança e Cadeia de Aprovisionamento da Save the Children, disse ser preocupação da organização prestar apoio as famílias neste momento difícil. ‘’A organização tem estado a trabalhar em estreita coordenação com o Governo e o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, sempre que situações de emergência acontecem. Foi assim aquando do ciclone Idai. Estamos empenhados em prestar apoio as crianças e suas famílias vítimas do conflito’’.

Por seu turno, o chefe do posto administrativo de Corrane, Alberto Alexandre, explicou que se regista diariamente a chegado, naquele centro, de famílias que saem dos quatro centros de acolhimento temporário no posto administrativo de Namialo e que de forma voluntária procuram definitivamente refazer as suas vidas em Corrane.

Ainda falta um pouco de tudo em Corrane, mas as crianças já podem brincar sem medo.

‘’A previsão é de reassentar mil famílias. Até ao momento temos 333 famílias já alojadas, o que corresponde a 1290 pessoas. As famílias são, na sua maioria, compostas por crianças num total de 445. Há 39 idosos e as restantes são mulheres, 11 das quais grávidas e chefes de família”.

‘’Os deslocados necessitam de quase todo o tipo de apoio, desde produtos alimentícios, material para construção, material de higiene, insumos agrícolas, utensílios domésticos. Actualmente, parte dessas necessidades tem sido supridas mediante o apoio de algumas organizações não governamentais através do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC)’’, conclui-o Alberto Alexandre.

Quadros da Save the Children em interacção com o chefe do Posto Administrativo de Corrane

Em Corrane, são no total 1500 hectares sendo 500 para habitação que já foram parcelados com uma dimensão de 30 por 20 metros e 1000 para a produção agrícola. As famílias, residem actualmente em tendas, com capacidade para acomodar cinco pessoas.

 A Save the Children possui um plano já em marcha para assistir a cerca de 155 mil deslocados deste conflito nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.