Save the Children capacita professores em educação inclusiva

Wednesday 18 July 2018

Cerca de 30 professores primários, de igual número de escolas do distrito de Gondola em Manica estão a beneficiar de formações em educação inclusiva dadas pelo Instituto de Formação de Chibada, parceira da Save the Children na implementação do projecto de Educação básica, contemplado no programa Norad a ser implementado nas províncias de Manica e Sofala.

Capacitação de professores sobre educação inclusiva-abordando a Politica de Salvaguarda da Criança-Gondola-Manica

As formações, em deficiência auditiva e visual, consistem em dotar os professores de melhores estratégias de intervenção em casos de crianças com deficiência. Estas capacitações foram introduzidas após se constatar que muitos professores tinham dificuldades em identificar e lidar com deficiência nas crianças. Posteriormente, faz-se um levantamento do número de crianças que tenham deficiência. Dependendo da natureza da deficiência advoca-se que a mesma seja encaminhada à unidade sanitária ou ao CREI (Centro Recurso de Ensino Inclusivo). 

A Save the Children acredita que toda a criança tem direito a aprender num ambiente alegre e seguro, é por isso que trabalha junto às famílias e comunidades para permitir que crianças desenvolvam as suas habilidades de aprendizagem ainda nos primeiros anos do nível primário.

A Save the Children apoia igualmente o desenvolvimento da educação básica e inclusiva, com metodologias de aprendizagem interactivas e ferramentas voltadas para o aumento da alfabetização nas aulas iniciais para o desenvolvimento do Programa de Educação de Qualidade (QEP) bem como programas de saúde sexual e reprodutiva do adolescente.

Capacitação de professores sobre educação inclusiva-abordando a Politica de Salvaguarda da Criança-Gondola-Manica

 

Em 2012 a Save the Children lançou o projecto ‘Educação Inclusiva e protecção à criança com deficiência’ implementado em seis províncias, entre elas Manica. O mesmo tinha como objectivo assegurar que mais de sete mil crianças com deficiência tenham acesso ao SNE e sejam efectivamente protegidas contra todas as formas de violência e abuso.