Save the Children apoia com equipamento de protecção contra a COVID-19 em Gaza

Friday 23 October 2020

No quadro dos esforços para conter a pandemia da COVID-19, a Save the Children procedeu à entrega ontem, 22 de Outubro, de diverso Equipamento de Protecção Individual (EPI) à Direcção Provincial de Saúde de Gaza. O apoio é composto por 7870 itens, entre luvas resistentes, luvas de exame, luvas cirúrgicas, bonés para enfermeiros, batas de proteção, máscaras faciais e botas.

Trata-se de um gesto que vem se repetindo um pouco por todo o país pelas províncias onde a Save the Children está a operar (Maputo, Gaza, Sofala, Manica, Zambézia, Tete, Nampula e Cabo Delgado), graças ao suporte do programa Sponsorship, que apoiou a aquisição dos equipamentos, avaliados em mais de 91 mil dólares norte-americanos.

Américo Boaze, Director de Programas da Save the Children em Gaza reiterou, no momento da entrega do Equipamento, que o Governo de Moçambique é um parceiro estratégico da organização e que continuará, dentro dos seus limites, a prestar o apoio necessário, não apenas em equipamento, mas também no desenho e implementação de estratégias que possam minimizar os efeitos da pandemia sobre as populações, em especial as crianças.

O Centro de Tratamento da COVID-19 de Maciene será a principal beneficiária do equipamento doado.

A província de Gaza conta actualmente com 37 casos activos de COVID-19, mas tem cumulativamente 389 casos, com dois óbitos. O Ministério da Saúde ressalva que, à semelhança de Sofala e Manica, Gaza é uma das províncias que recebem mais casos notificados e transferidos de outras províncias.

Américo Boaze, à direita, durante a entrega do EPI às autoridade de saúde em Gaza