REFORÇAR MEDIDAS PARA QUE NENHUMA CRIANÇA MORRA POR DESNUTRIÇÃO EM MOÇAMBIQUE

Wednesday 5 August 2020
NA SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO:
REFORÇAR MEDIDAS PARA QUE NENHUMA CRIANÇA MORRA POR DESNUTRIÇÃO EM MOÇAMBIQUE
 
 
Estamos na Semana Nacional do Aleitamento Materno e um pouco por todo o país a Save the Children está a colaborar com as autoridades de saúde para lembrar aos pais – mães em particular, sobre os benefícios do leito materno para o recém-nascido. No distrito de Sussundega, província de Manica, por exemplo, temos instalados três (3) cantinhos de aconselhamento e aleitamento materno e estivemos esta semana a trabalhar com os nossos parceiros governamentais para lembrar as comunidades que o leito do peito é uma das melhores formas de prevenir a Desnutrição Aguda Grave (DAG) e Desnutrição Aguda Moderada (DAM).
 
Os cantinhos de aconselhamento e aleitamento materno, avaliados em cerca de 3.780.000 mil meticais, priorizam mulheres gestantes e lactantes com crianças até aos 23 meses de idade nos centros de saúde de Dombe, Matarara e Darue, naquele distrito da província de Manica. Estes cantinhos estão equipados com balanças pediátricas, altímetros, fitas MUAC, esfigmomanómetro, estetoscópios, balanças para adultos e outros materiais de Informação Educação e Comunicação (IEC) para as gestantes e todas as mulheres no geral.
 
Ana Dulce Guizado, Directora de Programa da Save the Children em Manica, disse:
 
“Nenhuma criança deve morrer por enfermidades que podemos prevenir. Os três cantinhos instalados estão abertos para transmitirmos conhecimentos sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida dos bebés, da alimentação saudável infantil para que as crianças possam crescer saudáveis e o que prentendemos é ver o aumento do número de mulheres a aderiram ao aleitamento materno exclusivo”.
 
A Save de Children tem vindo a realizar várias acções de sensibilização com vista a prevenção da desnutrição em crianças de 0-59 meses de idade, no distrito de Sussundenga, em parceria com a DPS/SDSMAS onde se destacam, entre outras: provisão de medicamentos essenciais durante a fase de emergência, capacitações e treinamentos, rastreio e tratamento da desnutrição aguda, aconselhamento nutricional, palestras nas unidades sanitárias na comunidade, supervisão e apoio técnico; reabilitação de infraestruturas; sensibilização da prevenção da COVID-19. No período de Janeiro a Julho de 2020 já foram beneficiadas cerca de 13.913 crianças dos 0-59 meses e mulheres grávidas e lactantes.
 
A Saúde e Nutrição é um dos cinco objectivos estratégicos do Plano Estratégico 2019-2021 da Save the Children em Moçambique e visa reduzir a mortalidade e morbidade infantil relacionadas a causas
tratáveis e preveníveis.