Projecto LAN gradua primeiro grupo de casais do “Clube de Diálogo de Género”

Wednesday 17 July 2019

Noventa e quatro casais participantes dos Clubes de Diálogo de Género, dos distritos de Guro e Baruè, em Manica, foram graduados, no âmbito do projecto LAN - Ligando Agricultura à Nutrição (LAN), implementado pela Save The Children Internacional em Moçambique (Manica) e Helen Keller International (em Tete). 

O acto que decorreu em povoados dos distritos de Guro e Báruè, no fim de quatro meses de sessões, teve como abordagens casamentos prematuros, alimentação da família, assédio sexual, violência e divisão de tarefas entre os casais. 

O impacto negativo das normas sociais e culturais, sobretudo a desigualdade entre homens e mulheres, é o principal factor que contribuiu para a criação dos Clubes de Diálogo de Género pela SCiMoz. 

A assessora de Género do projecto, Cláudia Banze, espera que as mudanças registadas ao fim de quatro meses de treinamento, possam influenciar positivamente as comunidades. 

“Na verdade trouxe este resultado aqui que estamos a ver. Sentimentos mudanças de atitude por parte dos participantes...ainda é cedo para falar da mudança de comportamento... estamos numa fase inicial...mudança de comportamento leva tempo 2 a 3 anos. Atraves dos depoimentos dos casais graduados podemos ver que se está diante de mudança de atitude....os participantes mostram vontade de mudar e de agir em função do que aprenderam durante as sessões do clube de diálogo.” 

A técnica da repartição de assuntos de mulher, no Serviço Distrital do Género, Criança e Acção Social de Barué, Isabel Sixpenze, acredita com este programa, os rácios de violência e desigualdade entre os casais possam reduzir. 

 “Esses ensinamentos trazidos pelo clube de diálogo são muito positivos e importantes para as comunidades na medida em que ajudam a romper com os velhos hábitos  e preconceitos em relação a divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres. Os casais aprenderam que não existe trabalho somente para homens ou mulheres, mas que podem ser feitos por ambos”. 

O líder comunitário do povoado de Nhacangale, na localidade de Honde, distrito de Barué, Alves Paimo, apela aos participantes que terminaram com sucesso as sessões para difundir estes conhecimentos. 

“Ao contráro do que acontecia antes, a divisão da comida nas familias melhorou. Os homens ja não bebem demasiado como antigamente e os casais ja planificam conjuntamente”. 

Actividades desta natureza já decorreram nos distritos de Machaze, onde foram graduados cinquenta e um casais e Macossa quarenta e sete, estando prevista a próxima para o distrito de Tambara, no mês de Julho. 

O  que  é Clube de Diálogo de Género?

É uma metodologia/abordagem transformativa de género adoptada pelo projecto LAN em parceria com a Organização não- governamental Rede Hopem (Homens pela Mudança) para promover mudanças nas relações de género (trabalha para mudar as normas sociais e culturais que constituem obstáculos para igualdade de género, promoção da saúde e nutrição das crianças, raparigas e mulheres) com impacto na nutrição.

É um espaço ou lugar onde casais, juntam-se de forma programada e regular para troca de experiências, adquirir novas ideias (aprender das novas experiências), reflexão e observação, convista ao seu desenvolvimento sociocultural.A abordagem do ‘Clube de Diálogo’ tem como objectivo melhorar as construções sociais e culturais entre homens e mulheres, focalizando nas formas negativas de machismo da vida quotidiana, a fim de melhorar os resultados nutricionais das mulheres e crianças, através de mudanças de atitudes em torno da igualdade de gênero e um aumento no poder de decisão nas mulheres.