PASSANDO O TESTEMUNHO DE BOAS PRÁTICAS DE LITERACIA E NUMERACIA

Thursday 20 August 2020

O Givernaodra da província de Nampula, Manuel Rodrigues, aprecia a exposição paralela ao evento e recebe explicações do Gestor do Projecto ECT-2, Inocêncio Manuel Está a decorrer na cidade de Nampula, entre hoje e amanhã, o Workshop de Transição do Projecto Juntos Educando a Criança (ECT-2), uma iniciativa que tem como objectivo melhorar a alfabetização para crianças em idade escolar e melhorar a alimentação e saúde, através de intervenções destinadas a melhorar a qualidade de ensino; maior atenção dos alunos nas salas de aulas; consistência na presença diária nas salas de aulas de alunos e professores e ainda melhorias nas infra-estruturas escolares.

O projecto vem sendo implementado desde 2016 pela Save the Children (componente pedagógica) e pela Visão Mundial (alimentação escolar), nos distritos de Nacarrôa e Muecate, em Nampula, tendo beneficiado de forma directa 65.445 crianças de 160 escolas primárias. Conta com o apoio do Governo dos Estados Unidos da América, através do Departamento de Agricultura.

A sessão de abertura do Workshop foi presidida pelo Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que começou por enaltecer o espírito de complementaridade de acções para assegurar melhorias na qualidade de educação das crianças. Ressalvou que nos últimos anos o sector registou melhorias graças à essa colaboração e que, de forma espeífcia, o ECT2, ajudou a elevar os níveis de literacia e numeracia para uma média de 11,4% em toda a província. Nos distritos de intervenção do projecto (Muecate e Nacorrôa), essa taxa se situa nos 32%.

No entanto, Manuel Rodrigues lembrou que as intervenções na área da educação não devem perder de vista a questão da violência contra as crianças que, segundo classificou, é um mal que precisa ser combatido de forma enérgica com a participação de todos.

Judas Massingue, Director Adjunto de Desenvolvimento de Programa e Qualidade, da Save the Children destacou os ganhos para a Save the Children e para as crianças durante os últimos quatro anos do ECT2.

Um dos grandes ganhos da implementação deste projecto foi o uso de histórias locais para a promoção da literacia das crianças. Esta abordagem poderá será capitalizada a nível nacional no contexto do ensino bilingue. Ela consiste no uso de pequenos livros contendo histórias da tradição oral locais e que a Save the Children já fez uma testagem encorajadora.

A abordagem foi já partilhada com o Governo, através do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e seus parceiros estratégicos, tendo merecido uma apreciação favorável, quer em termos de conteúdo, como também pela consistência e seu potencial de sustentabilidade.

“Estamos actualmente a envidar esforços para finalizar o processo de produção do material para posterior apresentação à Comissão de Validação, composta por membros da Universidade Pedagógica (UP), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), Direcção Nacional de Formação de Professores, Direcção Nacional do Ensino Primário e por técnicos seniores do MINEDH”, disse Judas Massingue.

Neste momento a Save the Children tem histórias colectadas em língua macua, captadas nos campos de leitura da província de Nampula. As histórias são ricas em termos de conteúdo cultural, contextual e têm sempre uma lição de moral. Foram desenvolvidas em coodenação com os Institutos de Formação de Professores; direcções provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano; formadores de didáctica, de línguas bantu, e de português, e procedeu-se aos arranjos técnicos para a produção de livros. O uso destes livros está a ser equacionado para crianças de 1ª a 3ª classes e está alinhado com o projecto de ensino bilingue do Governo, que prevê a produção de materiais em 16 línguas.

A escolha do Literacy Boost (Impulso para aprendizagem de leitura e escrita - IALE) como contribuição inovadora da componente pedagógica do projecto permitiu alcançar os objectivos do projecto pelo facto da abordagem já estar em implementação em programas similares dentro da Save the Children em outras províncias do país com destaque para Gaza e Manica.  e equipe de implementação terão a oportunidade de aprender das experiências existentes.

O Projecto ECT-3 será completamente assumido pela Visão Mundial a partir de Setembro até 2024. O Workshop está a capitalizar a troca das boas práticas e experiências para assegurar a continuidade dos ganhos até agora alcançados.