Mais de 8 mil crianças beneficiam de 11 escolas em Manica

Monday 21 June 2021

A Save the Children acaba de entregar 11 escolas primárias (3 construídas de raiz e 8 reabilitadas) nos distritos de Gondola e Macate, na província de Manica, numa cerimónia testemunhada pela Governadora da província, Francisca Tomás. Irão beneficiar destas escolas, 8,357 crianças. 

Escola Primária de Chissunda_uma das 3 construídas de raiz pela Save the Children em Manica

As escolas estão localizadas em zonas que foram duramente afectadas pelo Ciclone Idai em 2019 dentro das áreas de implementação do Projecto Star-G (Transição Bem-Sucedida para o Avanço dos Direitos da Rapariga), que tem como foco a Educação. A Save the Children assegurou que estas novas escolas são resilientes aos efeitos das mudanças climáticas.

Nove das 11 escolas e outras escolas de intervenção do projecto foram apetrechadas com 935 carteiras duplas, e numa das escolas foi aberto 1 furo de água. Em todas as escolas foram instalados sistemas de painel solar. Todo este investimento resulta de um esforço financeiro de cerca de 30 milhões de meticais (500,000 USD) provenientes de vários doadores individuais.

A Directora de Programas da Save the Children em Manica, Ana Dulce Guizado, disse: 

“Para a Save the Children, todas as crianças têm o direito a receber um ensino de qualidade e inclusivo e isso começa com o acesso a uma escola em condições condignas, complementado pelo próprio processo de ensino, o qual deve acontecer com a devida qualidade dentro da sala de aula.”

A entrega destas escolas marcou a última intervenção da Save the Children em resposta ao impacto do ciclone Idai na província de Manica. Desde o início da resposta, em Março de 2019, a Junho de 2021, foram realizadas diversas intervenções nas áreas de protecção da criança, água e saneamento, segurança alimentar e meios de vida, preparação para a redução dos riscos de desastres, saúde, nutrição e promoção de higiene, educação em emergência e abrigos. 

A cerimónia de entrega das escolas foi testemunhada pela Governadora da província de Manica

Dentro do seu mandato e disponibilidade de recursos, a Save the Children, continuará com o seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de actividades para o cumprimento dos direitos das crianças em Moçambique, particularmente na área de educação, como forma de assegurar que as crianças, possam participar de forma consciente e com conhecimentos no crescimento do país.