Governador de Nampula acompanha actividades da SCiMoz em Nacar

Friday 26 April 2019

O Governador Provincial de Nampula, Victor Borges viajou a Nacaroa para testemunhar as intervenções do projecto ECT2, no distrito de Nacaroa, comunidade de Nacopo, onde a ECT2 está a apoiar com uma abordagem de incentivo à alfabetização. Esta foi a primeira vez que uma figura de alto nível acompanha as actividades realizadas pelo Projecto. Durante a visita, o governante mostrou-se impressionado com a sessão de leitura e com os depoimentos dos promotores de leitura sobre o envolvimento e o esforço da SCiMoz no fortalecimento e capacitação aos voluntários com vista a melhorar as habilidades literárias nas crianças. Victor Borges teve também retorno dos pais e membros da comunidade sobre as mudanças que estão a ocorrer na vida dos seus filhos como resultado de iniciativas dos campos de leitura.

No final da visita, o governante deixou palavras de encorrajamento às comunidades para continuarem a apoiar a iniciativa que está a trazer resultados visíveis nos seus filhos. O governante enalteceu igualmente o estágio da parceria existente entre a SCiMoz e o governo distrital, sobretudo nos esforços combinados visando fortalecer capacidades de professores, gestores escolares e membros da comunidade para de forma activa apoiarem o sistema educativo no distrito. À SCiMoz desafiou a continuar a  potenciar o fortalecimento de capacidades de voluntários (promotores) comunidades, aumentar o número de sessões semanais de modo a ocupar as crianças com actividades úteis para o seu desenvolvimento, enquanto de forma divertida melhoram as suas habilidades de leitura e escrita, e ainda solicitou a réplica da iniciativa para cobrir outras comunidades e distritos. Por sua vez, a Directora provincial de Educação e Desenvolvimento Humano solicitou à comunidade que providencie mais voluntarios, para serem capacitados por formas a descongestionar o elevado número de crianças que participam naquele campo. À SCiMoz também solicitou a expansão dos campos de leitura para mais distritos, sem que tal implique discuidar-se de consolidar as actividades nas actuais comunidades

 

Com duração de cinco anos (2016-2010), o ECT2 (Educating Children together - Phase2), que significa ‘Juntos Educando Crianças – Fase 2’ é um projecto financiado pelo U.S. Department of Agriculture, que está a ser implementado na província de Nampula, especificamente dos distritos de Nacaroa e Muecate. Com o objectivo de melhorar a alfabetização de crianças em idade escolar e aumentar o uso de práticas alimentares e de saúde, este projecto tem como implementadores a Save the Children Moçambique (componente pedagógica) e World Vision-Moçambique (alimentação escolar)