FEIRAS DE EDUCAÇÃO DA RAPARIGA PARA EMPODERÁ-LAS

Tuesday 22 November 2022

Com o objectivo principal de sensibilizar as raparigas e membros da comunidade de forma geral sobre a necessidade de estas usufruírem dos seus direitos, particularmente o direito à educação, a Save the Children em Nampula, no âmbito do Projecto She Belongs in School (Ela Pertence à Escola) iniciou no passado dia 18, nos Distritos de Memba e Eráti, as Feiras de Educação da Rapariga.

Concurso de leitura

Para além de Memba e Eráti, a actividade será realizada nos Distritos de Nacarôa e Muecate na Província de Nampula e nos Distritos de Mecanhelas, Mandimba e Cuamba, na Província de Niassa, sendo que nos últimos quatro distritos o evento será liderado pelos parceiros de implementação do projecto, nomeadamente a UATAF, United Purpose e PROGRESSO.

Participam das Feiras de Educação da Rapariga técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), directores e membros de conselhos de escola, membros de grupos de interesse comunitário, campeões de género, membros dos parlamentos infantis e membros da comunidade de forma geral.

Grupo de interesse vocacional

Durante a feira são levadas a cabo actividades como concurso de poesia, concurso de leitura, conto de história ou dramatização, onde são premiados os melhores concorrentes. Para além de concursos, são realizadas actividades como palestras de divulgação da Lei 19/2019 - Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e do Despacho Ministerial 435/2018 sobre a reintegração da aluna grávida e mãe adolescente na escola, divulgação do programa de bolsas de estudo, registo de nascimentos, serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva através de brigadas móveis, entre outras.

As Feiras de Educação da Rapariga são regidas pelos princípios de inclusão e equidade de género, pelo que, todas modalidades do concurso privilegiam a participação equitativa de raparigas e rapazes, garantem a inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo com deficiência.

Vencedores

Com a realização das Feiras de Educação da Rapariga, espera-se que as crianças ganhem incentivo para o hábito de leitura, desenvolvam a literacia, que sejam sensibilizados rapazes e raparigas com deficiência sobre a oportunidade de matrícula no ensino secundário à distância. Espera-se também que adolescentes e jovens obtenham documentos de identificação, que seja divulgada informação sobre uniões prematuras e o despacho 435/2018, e ainda que sejam conduzidas sessões de prestação de contas aos beneficiários, entre outros resultados.

 "Ela Pertence à Escola" é uma iniciativa da Save the Children, que visa melhorar os resultados de aprendizagem e assegurar o empoderamento de raparigas dos 10 aos 19 anos de idade, através da promoção e apoio aos direitos da rapariga, aumento de autoconfiança, poder de tomada de decisão e liderança, e da promoção de ambientes de aprendizagem seguros.

 Com duração de cinco anos, o projecto é financiado pelo Governo do Canadá, implementado em Moçambique em sete distritos das províncias de Nampula e Niassa, em parceria com a UATAF, PROGRESSO, United Purpose, Girl Move e AJODEMO, para além do Governo.