ECCD desperta e resgata sonhos de dezenas de crianças da localidade de Cuco

Thursday 26 September 2019

De segunda à sexta-feira, das 9 às 12horas, uma menina de cinco anos junta-se a um grupo de outras com idades entre os 3 a 5 anos, para juntos vivenciarem o milagre de decifrar as letras do alfabeto e resolver contas simples. Desde os três anos que a vida de Dalfa Pascoal, da localidade de Cuco, distrito de Manjacaze, província de Gaza obedece a esta rotina.

Dalfa a caminho da escolinha

Durante a semana, Dalfa entrega-se a três horas diárias de uma viagem a sonhos que vem sendo despertados e resgatados pela Escolinha Comunitária de Cuco, instalada no âmbito do Early Childhood Care and Development (ECCD), um projecto implementado há cinco anos pela Save the Children nas províncias de Gaza, Tete e Nampula, conhecido  no contexto do Governo como Projecto de Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-Escolar (DICIPE).

Dalfa ao lado da mãe

Num percurso diário de cerca de 30 minutos, vigiado apenas pela natureza, sem qualquer intimidação, Dalfa caminha em direcção à escola onde, junto aos colegas brinca, aprende e se socializa. “Ela já sabe escrever o próprio nome. Não gosta de faltar e nunca teve medo de lá ir, ainda que tenha que caminhar sozinha. Quando se cruza com bois, pega numa vara para espantá-los. Pelo tempo em que ela frequenta a escolinha, posso constatar que vale muito a pena. Quando ela passar para o ensino primário, sei que vai se sair muito bem, porque já conhece as letras e sabe contar”, orgulha-se Sandra Pascoal, mãe da pequena Dalfa.

Dalfa sendo preparada para a escola

Sempre apegada à mãe, Dalfa tem brincadeiras iguais à de qualquer outra criança da sua idade, com o única diferencial de ela ter os seus momentos de lazer influenciados pelas práticas da escolinha. Prova disso é o baloiço pendurado numa das árvores da sua casa, improvisado por ela mesma. “Gosto também de fazer bolos de areia, iguais aos que fazemos na escolinha”, conta a menina, para de seguida a mãe acrescentar: “Gosta também de cantar e ensinar às amigas as músicas da escolinha.” O sonho de Sandra é que Dalfa cresça num embiente estudantil e que no futuro escolha a profissão conforme a sua vontade.

Dalfa brincando no baloiço por ela improvisado

O ECCD é um programa que compreende todos os cuidados que uma criança necessita para sobreviver e prosperar, bem como os apoios que a família e a comunidade precisam para promover o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças.

O projecto tem a particularidade de envolver também os pais, através das sessões de educação parental, nas quais, as comunidades sobretudo os pais e encarregados de educação são esclarecidos sobre a importância de ter as crianças na escolinha e o papel que estes  têm na  estimulação dos seus filhos em casa.

Dalfa chega a escolinha

O DICIPE é um projecto-piloto que veio em resposta à solicitação feita pelo Governo de Moçambique ao Banco Mundial, de apoiar o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na implementação de um projecto de base comunitária, por este reconhecer a importância do DICIPE na garantia de qualidade e eficiência do Sistema de Ensino no geral. 

Para a implementação deste projecto o governo optou por contratar três provedores de serviço, que estariam a implementar nas províncias de Maputo, Gaza, Tete, Cabo Delgado e Nampula. Esta decisão foi influenciada pelo facto de, segundo consta no manual de implementação deste projecto, nas últimas décadas a presença do MINEDH na área da educação pré-escolar ser quase nula. Em contrapartida, o mesmo manual faz menção à existência, no seio das Organizações da Sociedade Civil, de casos que demonstraram com sucesso a eficácia do modelo de ensino da primeira infância baseado na comunidade, em múltiplas intervenções feitas no país. 

Aliás, este foi o factor que pesou a favor da Save the Chidren International em Moçambique, que além de ter sido seleccionada como um dos provedores, foi a que ganhou o maior número de províncias. Sob financiamento do Banco Mundial e do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, e apoio da Save the Children UK, a Save the Children International em Mocambique implementou este projecto nas províncias de Gaza, Tete e Nampula. 

Dalfa na sala de aulas, brincando com os colegas  

Os três povedores estiveram a implementar o projecto-piloto do DICIPE desde 2014. Concluída esta primeira fase de 70 escolinhas por província, conforme previsto no contrato arrancou, no princípio deste ano, a fase transitória de passagem de responsabilidades e implementação do projecto dos actuais provedores para o MINEDH, grupo multissectorial e as respectivas comunidades, que foi caracterizada por uma série de formações, com vista a criar um entendimento comum das responsabilidades do MINEDH em todas as províncias sobre os aspectos essenciais de implementação e sua expansão no futuro. Este processo irá culminar com a transferência oficial de competências ao MINEDH, prevista para este ano.

Nestes cinco anos, o projecto ECCD abrangeu aproximadamente 73 mil crianças nas três províncias e cerca de 25 mil pais que participam nos encontros de educação parental. Foram mobilizados 280 facilitadores por província, para 70 comunidades também por provínca. Cada escolinha tem duas salas de actividade onde as crianças brincam, aprendem e se socializam.