Depois do Ciclone...

Monday 26 August 2019

A Save the Children International (SCI) em Moçambique identificou oito escolas com necessidades urgentes de intervenção para que as actividades lectivas ganhassem alguma normalidade nos distritos de Macomia e de Metuge.  

Hoje, primeiro dia de aulas do segundo semestre, visitamos a Escola Primária de Pulo, em Metuge, onde a SCI está a implementar o conceito imediato de TLS (Espaços de Aprendizagem Temporária), enquanto prepara soluções duradouras.

Na Escola Primária de Pulo, o Kenneth deixou 150 alunos desprovidos de uma das suas salas de aulas e o principal bloco sem cobertura. A acção imediata da Save the Children consistiu em assegurar uma cobertura temporária do bloco principal; reconstruir a sala destruída e disponibilizar uma nova sala adicional.

A filosofia de trabalho conta com a colaboração e conhecimento local através do seu envolvimento na colecta de materiais rústicos necessários e no uso da mão-de-obra especializada, nomeadamente carpinteiros.

O arranque das aulas do 2º semestre não é certamente o melhor de todos os tempos, mas é um recomeço positivo e que nos dá a esperança de que #todas as #crianças de localidade de Pulo terão as condições de que necessitam dar continuidade à sua escolarização obrigatória. Diz-se que uma imagem vale mil palavras…