Crianças traumatizadas pelos horrores do conflito não comem em Cabo Delgado

Wednesday 30 June 2021

 Sacha Myers/Save the Children

Pemba, 30 de Junho de 2021: Crianças deslocadas pelo conflito em Cabo Delgado estão a mostrar sinais de estresse mental severo e angústia, incluindo choros constantes e perda da vontade de comer e brincar, de acordo com novos depoimentos recolhidos pela Save the Children (SC).

Algumas dessas crianças têm menos de 10 anos e testemunharam cenas horríveis de violência, incluindo o assassinato de seus pais. A agência de ajuda alerta que essas crianças podem não se recuperar, a menos que recebam serviços de saúde mental e apoio psicossocial com urgência.

Em alguns casos documentados pela Save the Children, as crianças mudaram o seu comportamento várias vezes, tornando-se agressivas, retraídas ou com acessos de choro incontroláveis.

O pai da Clara* (6 anos) foi morto quando a sua aldeia foi atacada em Cabo Delgado. Clara e sua mãe Mariana* (25 anos) e o seu irmão mais novo Pedro* (3 anos) se esconderam no mato por quatro dias até escaparem. Mariana disse à Save the Children:

“No dia seguinte aos ataques, voltei para minha casa para empacotar algumas coisas. Mas era tarde demais. Encontrei o meu marido assassinado. Não peguei nada porque estava tudo queimado. Eu senti como se estivesse a quebrar por dentro. Eu chorei e fiquei triste. Eu nem tinha capulana para o meu bebé. Eu não tinha nada.

“Meu bebé realmente não sabe o que aconteceu, mas ele continua perguntando por seu pai. Minha filha sabe que o seu pai está morto. Quando ela descobriu que o seu pai havia sido morto, ela ficou muito triste. Ela ficou doente, não brincava com outras crianças e não comia. Ela ficou chateada e triste por um longo tempo.”

A mãe e o pai de Emerson* (8 anos) foram decapitados no conflito. A sua irmã ainda está desaparecida. Emerson e seu irmão mais velho escaparam para um centro de trânsito. A Save the Children reunificou Emerson e o seu irmão com sua avó Sofia* (46 anos). Sofia disse à Save the Children:

“Fiquei chocada quando os homens armados nos atacaram. Os ataques aconteceram no início da manhã e corremos e nos escondemos no mato. Quando sentimos que era seguro, voltamos para ver como estavam as nossas famílias. Descobri que a minha família foi morta.

“Os pais de Emerson - minha filha e seu marido - foram decapitados. Eu me senti tão mal. Mesmo agora, ainda me lembro do dia em que aconteceu. Os homens da nossa vila tiveram coragem suficiente para enterrar todos os corpos juntos. Só pudemos cavar as sepulturas com um metro de profundidade porque estávamos com medo e tivemos que correr.”

A mãe de Celina* (8 anos) e Milton* (9 anos) foi decapitada quando a sua aldeia foi atacada e eles se separaram do seu pai, que ainda está desaparecido. Eles escaparam e viajaram para um centro de trânsito, onde a Save the Children ajudou a reuni-los com sua avó Adélia* (55 anos). Adélia disse à Save the Children:

“[Milton*] ficou dois dias chorando e eu o segurei. Eu e o meu vizinho dissemos a ele para parar de chorar. No final, ele parou de chorar. Ele não verá seus pais novamente. Às vezes, ele passa o tempo pensando nos pais porque tem idade suficiente [para entender o que aconteceu]. Ele tem problemas de saúde mental porque não vê a mãe, só me vê a mim.”

A Save the Children tem fornecido a crianças como Celina, Milton, Emerson e Clara atendimento psicológico primário e suporte de saúde mental, incluindo ajudá-los a restabelecer rotinas e actividades adequadas à idade para apoiar a sua jornada em direção ao desenvolvimento de um novo normal, agora que estão seguros e reunidos com os membros da família.

 

Clementina, trabalhadora de protecção à criança na Save the Children em Cabo Delgado, prestou apoio a 35 crianças deslocadas desde Junho de 2020. Clementina disse:

“Muitas crianças estão muito tristes. Elas não têm nenhuma esperança de encontrarem sua mãe ou pai novamente. Elas mostram sinais de medo. Não têm vontade de comer nem de brincar porque estão pensando no passado, nos pais, nos irmãos. Eles pensam sobre sua família. As crianças estão com o coração partido e isso está afectando a sua saúde mental e bem-estar.”

 

Chance Briggs, Director Geral da Save the Children em Moçambique, disse:

“Os perpetradores da violência em Cabo Delgado estão usando tácticas abomináveis que aterrorizam as crianças. Como pai, parte meu coração pensar em como essas crianças devem estar a lutar para processar o impensável. Como uma organização que trabalha para proteger as crianças, a Save the Children está extremamente preocupada com o bem-estar destas crianças e perspectiva de recuperação. Existem pelo menos 364,000 crianças deslocadas por este conflito. Na melhor das hipóteses, elas foram forçadas a fugir de suas casas e da sensação de segurança. Na pior das hipóteses, elas testemunharam horrores que nenhuma criança deveria ver.

“Este conflito passou despercebido por tempo suficiente. Apelamos à comunidade de doadores para garantir que o financiamento para as necessidades das crianças seja priorizado. O Plano de Resposta Humanitária da Comunidade Internacional para Cabo Delgado é até agora financiado com apenas 13% e os fundos são urgentemente necessários para a protecção, saúde, educação, saúde mental e apoio psicossocial.

“Todas as partes neste conflito devem garantir que as crianças nunca sejam alvo. As partes devem fazer o máximo para minimizar os danos aos civis, incluindo o fim dos ataques indiscriminados e desproporcionais contra crianças. Deve haver maior controlo e denúncia dessas violações, inclusive por meio do mecanismo do Gabinete do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados, de modo que os autores de violência contra crianças possam ser responsabilizados.”

Desde Setembro de 2020, o conflito em Cabo Delgado se intensificou com relatos de aumento de violações contra civis, incluindo violência sexual, decapitações e sequestros.

Pelo menos 700,000 pessoas, incluindo pelo menos 364,000 crianças, estão agora deslocadas como resultado do conflito em Cabo Delgado. Pelo menos 2,909 pessoas morreram no conflito, incluindo 1,437 civis, embora esse número seja apenas de mortes relatadas; espera-se que o número real seja muito maior. Pelo menos 51 crianças, a maioria meninas, foram sequestradas nos últimos 12 meses, embora o número real de sequestros de crianças seja estimado muito mais alto.

A Save the Children e os seus parceiros está a responder em apoio às crianças deslocadas e suas famílias em Cabo Delgado. Alcançou mais de 148,000 pessoas, incluindo mais de 86,000 crianças que foram deslocadas pelo conflito e pelo ciclone Kenneth, que atingiu a província em 2019, com educação e serviços de saúde, melhoria de alimentos e meios de subsistência e programação para assegurar água e saneamento. A Save the Children também tem fornecido programas de protecção da criança, incluindo rastreio e reunificação de famílias (para crianças desacompanhadas e separadas) e saúde mental e apoio psicossocial para crianças separadas e desacompanhadas, crianças vítimas de abuso e aquelas que mostram sinais de impactos traumáticos profundos como o resultado do conflito.

* Nomes alterados para proteger identidades

 – FIM –

 

Conteúdos (em inglês):

Milton* (9), Celina* (8) and Adelia* (55) – violence, displacement, reunification 

Clara* (6) and Mariana* (25) – violence, displacement

Emerson* (8) and Sofia* (46)– violence, displacement, reunification