Crianças em risco em resultado do Ciclone Tropical “IDAI”, que deverá atingir Moçambique

Thursday 14 March 2019

Para divulgação imediata - Crianças em risco em resultado do Ciclone Tropical “IDAI”, que deverá atingir Moçambique.

Um intenso ciclone tropical com ventos superiores a 250km por hora é esperado em Moçambique esta quinta-feira, 14 de Março, colocando em perigo a vida de milhares de pessoas, segundo previsão do UNOCHA.

O Governo de Moçambique emitiu um alerta de ciclone para as províncias da Zambézia, Sofala, Manica e alguns distritos na província de Tete. Informações foram compartilhadas sobre o que fazer para manter-se a si e a sua família em segurança. De acordo com o UNOCHA, as recentes inundações provocaram pelo menos 10 mortes e afectaram mais de 62.000 pessoas na Zambézia, Tete e Niassa.   A Save the Children, junto com o INGC (Instituto Nacional de Gestão das Calamidades) e seus parceiros estão a preparar-se para ajudar as famílias e comunidades afectadas após o ciclone alcançar a terra firme.

Phipps Campira, Director de Operações da Save the Children em Moçambique, afirma: “Durante os desastres, as crianças são as mais vulneráveis. A Save the Children pede que todas as medidas sejam tomadas para garantir que as crianças não sejam separadas das suas famílias e onde tais separações tenham ocorrido, medidas imediatas devem ser tomadas para rastreá-las e reunificá-las com suas famílias”.

 

A Save the Children recomenda que os pais e cuidadores saibam:

1. O nome completo dos seus filhos (primeiro e último).

2. O seu endereço (nome da comunidade / local identificado como casa).

3. O seu número de telefone para que possamos ligar assim que as linhas de comunicação estiverem activas.

4. Seria importante que garantam que esta informação esteja na pasta ou na roupa da criança. Certifique-se de que o seu filho saiba onde encontrar esta informação.

 

Em tais emergências, as crianças devem estar cientes dos potenciais riscos e de como ter acesso aos abrigos para sua segurança e onde buscar ajuda em casos de separação.

Em caso de separação, os cuidadores devem localizar o abrigo ou agência humanitaria de resposta mais próxima para indagar sobre a criança desaparecida, dando detalhes a instituições reconhecidas ou actores conhecidos por fornecer assistência humanitária.

A Save the Children trabalha em conjunto com o Ministerio de Gênero, Criança e Acção Social para garantir que os casos de crianças separadas ou não acompanhadas são seguidos e as crianças sejam reúnificadas às suas famílias.

A Save the Children está a trabalhar em estreita colaboração com o governo, parceiros locais e outras agências para fornecer apoio logístico para ajudar as pessoas a lidar com as consequências imediatas do ciclone "IDAI".

A Depressão Tropical no Canal de Moçambique, que começou a 9 de Março, evoluiu para a Tempestade Tropical, chamada “IDAI”, e chegará ao estágio do Ciclone Tropical nos dias subsequentes.

---

A Save the Children tem porta-vozes disponíveis para entrevistas em Moçambique. Por favor contacte:

Marçal Monteiro, Gestor Sénior de Advocacia e Communicação em Moçambique, através de +258 84 315 0460 / 82 815 0460 ou marcal.monteiro@savethechildren.orgDeizi Sitoi, Gestora Sénior do Programa de Resposta a Emergências e Resiliência, através do número  +258 844780649; Américo Mazuze, Coordenador Nacional de Salvaguarda da Criança e Ponto-Focal de Protecção da Criança em Emergências, +258 842030179/825393214.