Celeiros e salas de aulas vazias na localidade de Mbalavala

Tuesday 10 January 2017

Os celeiros em Mabalavala estão vazios - Os rios secaram todos e as terras agrícolas ficaram nuas e vazias. Mbalavala localidade do posto administrativo de Nalazi, Guijá distrito na província de Gaza é uma das áreas mais atingidas pela seca. Com os rios todos secos, as comunidades em torno de ter sido incapaz de plantar culturas e acesso a água potável, resultou em famílias forçadas a encontrar meios alternativos de sobrevivência para manter o alimento na tabela e encontrar a água.

Um celeiro vazio na localidade de Mbalavala. É agora usado para armazenar utensílios de limpeza como vassouras e sacos plásticos

Um celeiro vazio na localidade de Mbalavala. É agora usado para armazenar utensílios de limpeza como vassouras e sacos plásticos

"Em toda a minha vida, nunca imaginei que teríamos falta de comida e dependeríamos de quem nos desse bem", disse Amélia Chaúque. Ela tem 83 anos e tem boas lembranças de quando suas terras foram capazes de produzir produtos excedentes.

Ela acrescentou que nunca imaginou que os rios iriam secar. "Nós nos instalamos aqui para podermos cultivar usando a água do rio. Nós o usamos para nossas necessidades domésticas e agrícolas ", acrescentou.

Em sua casa, ela é a única cuidadora. São oito na família com um menino que vai ainda à escola. "Ele foi forçado a abandonar quando a seca teve um abate, mas desde que COSACA começou, ele conseguiu voltar a juntar-se à escola e continuar com sua escolaridade" - Chaúque.

Alberto Monanhe é um dos líderes da aldeia. Explicou-nos como o negócio do carvão vegetal é o único que são forçados a recorrer. "As terras já não produzem nada para nós. Somos obrigados a cortar as árvores secas e a queimar carvão na esperança de que os comerciantes de Maputo vão comprar e nos dar algum dinheiro ".

A falta de alimentos afetou a maioria das crianças que vão à escola. Isto resultou em alto absentismo e transferências para áreas onde a seca não tinha afetado severamente.

O Sr. Moisés Biriate é professor na escola primária Grace of Mbalavala. Ele compartilhou sobre como a escola experimentou um declínio no atendimento e teve altos níveis de absenteísmo. "As crianças da comunidade foram muito afetadas e perderam muitas aulas na escola. No entanto, quando a COSACA começou a responder e o Programa Alimentar Mundial introduziu o programa de alimentação escolar, as fortunas mudaram desde então ", disse Biriate.

Ele revelou ainda que tinha transferido um número de estudantes para outras escolas. Isso ocorreu principalmente porque algumas famílias migraram para áreas menos afetadas pela seca. "As famílias deixaram e eu escrevi várias cartas de transferência para outras escolas. Nenhum retornou ainda "explicou Biriate.

Salvar as crianças em Moçambique e outras agências humanitárias estão a trabalhar com as comunidades para garantir que não se percam vidas e a qualidade de vida não é terrível. O governo de Moçambique também distribuiu rações alimentares aos seus cidadãos afectados pela seca.

Actualmente, na localidade de Mbalavala, a Save the Children em Moçambique está a apoiar 220 famílias, correspondendo a X% do total de agregados familiares. Um total de XXX famílias são apoiadas pela COSACA em seis províncias da região Sul e Central de Moçambique, onde mais de 1,5 milhões de pessoas são afectadas.

"Nosso maior medo é que a COSACA e as outras agências terminem antes de podermos ter nossa primeira colheita na próxima temporada" - Alberto Monanhe.