BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DE DESNUTRIÇÃO EM NAMPULA

Sunday 8 May 2022

A Save the Children, através do Projecto USAID ADVANCING NUTRITION, apoiado pela USAID Mozambique e o sector da Saúde em Nampula advocam para necessidade de Recursos Humanos da Área de Nutrição. Durante um workshop que teve lugar na última quinta-feira na cidade de Nampula, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, mostrou-se preocupado com a prevalência do índice de Desnutrição Crónica (DC) em Nampula, situada em 46.7%, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

De entre vários factores que contribuem para alta prevalência da DC, o governador destacou a falta de recursos humanos especializados para lidar com nutrição e que possam dar resposta à crescente demanda de serviços nas unidades sanitárias.

Na sua intervenção o Director do Projecto USAID Advancing Nutrition, Higino André, destacou que a iniciativa, em coordenação com o MISAU e DPS/SPS fez um levantamento de recursos humanos da área de nutrição nos 23 distritos de Nampula. Os resultados comprovaram a existência de número insuficiente de quadros de nutrição nos distritos. Por outro lado, a distribuição dos quadros existentes não é equitativa, com maior concentração destes na cidade de Nampula.

 

Em seguimento ao levantamento, foram desenhadas mensagens de advocacia (apelos) para contratação de nutricionistas a todos os níveis.

É neste contexto que a Save the Children, através do Projecto USAID Advancing Nutrition, em coordenação do Governo, realizaram um workshop de advocacia para contratação de nutricionistas. Estiveram presentes neste workshop quadros séniores do Executivo Provincial, Directores dos SDSMAS e parceiros estratégicos do sector.

Num outro desenvolvimento o Director do SDSMAS de Mogovolas, Alimo Consolo Cheia, fez referência que o seu distrito tem estado a priorizar a contratação de pessoal da área de nutrição e que tem notado progressos na prestação de serviços e consequente melhoria dos principais indicadores de nutrição.

Para terminar, o governador garantiu que o seu Governo irá priorizar a contratação de profissionais desta área. Na mesma senda desafiou aos distritos para fazerem o mesmo localmente, pois hoje os distritos têm mais autonomia para o efeito.

Esta acção está alinhada com um dos objectvos estratégicos 2022-2024 da Save the Children sobre  a redução da morbidade e mortalidade de crianças menores de cinco anos por doenças evitáveis através da promoção da saúde nutricional materna, neonatal e infantil.

 Obrigado à USAID Mozambique