Assegurando a retenção da rapariga na escola

Monday 28 May 2018

No âmbito do programa ‘Nored’ implementado pela Save the Children em parceria com a JOS-SOAL nos distritos de Guro e Gondola, em Manica, foi assinado um memorando de entendimento com o Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), pelo qual esta instituição de ensino passará a apoiar a Save the Children na retenção ou regresso das raparigas socialmente desfavorecidas à escola. 

Quase metade das raparigas moçambicanas casa-se antes dos 18 anos - são cerca de 48% das raparigas em Moçambique que devido à pobreza, altos índices do analfabetismo e hábitos culturais têm sido forçadas a casamentos prematuros. A maior parte das raparigas, que por gravidez são obrigadas a abandonar a escola, anseia pelo seu retorno e reintegração após o parto, o que não tem sido facultativo em muitas das variações culturais nacionais, e, em linha com as normas oficiais, esta reintegração só é possível nas classes do período nocturno. 

Como forma de contornar estes dados, à luz do projecto de saúde sexual reprodutiva implementado em 12 escolas dos distritos de Guro e Gondola, na Província de Manica, a Save the Children tem, em parceria com organizações locais, promovido iniciativas de sensibilização às comunidades escolares com o intuito de reduzir a incidência de adolescentes grávidas e de casamentos prematuros, assegurando que aquelass que engravidam ou têm um filho, sejam retidas ou voltem à escola depois do parto.  

Neste contexto, já foram reintegradas 40 mães adolescentes, das quais 19 do distrito de Gondola e 21 de Guro. As mesmas beneficiaram de material escolar e passaram a participar activamente nas sessões de aconselhamento, debates e palestras promovidas pelos educadores de pares e provedores de saúde nas suas escolas e comunidades.   

Para intensificar ainda mais as acções de protecção e desenvolvimento da rapariga, a JOS-SOAL, um dos parceiros com o qual a Save the Children tem trabalhado nos distritos de Guro e Gondola, celebrou um memorando de entendimento com o Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), a partir do qual, com maior coordenação passará a assegurar retenção ou regresso das raparigas socialmente desfavorecidas à escola. 

Por meio deste acordo, as raparigas terão apoio do ISPMna preparação para os exames de admissão, facilidade de bolsas de estudos para as mães adolescentes, apoio técnico para a realização das actividades, desenho de conteúdos programáticos para formações de curta duração, organização de kits publicitários para divulgação nas comunidades, bem como apoio técnico e metodológico à JOS-SOAL. 

 

Sobre o projecto de saúde sexual reprodutiva

Este projecto, uma componente que se enquadra no programa financiado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, a ser implementado nas províncias de Manica e Sofala, tem como foco a sensibilização comunitária para a redução da incidência de adolescentes grávidas e do casamento prematuro, assegurando que adolescentes que engravidam ou tem um filho voltem à escola depois do parto.