290 telefones para ajudar a melhorar a saúde em Nampula

Tuesday 18 October 2022

A Save the Children em Moçambique (SCI), através do Projecto USAID Advancing Nutrition, está a apoiar o sector de Saúde na província de Nampula para operacionalizar o programa de apoio aos Agentes Polivalentes Elementares (APEs) na implementação do UpScale - um sistema de saúde digital, liderado pelo Ministério da Saúde que fortalece a plataforma para APEs. Trata-se de uma plataforma comunitária única, integrada e complementar com impacto na identificação de situações de risco e referência e integrada no reforço dos cuidados de saúde primários.

Numa acção coordenada entre o Ministério da Saúde e vários parceiros que operam na Província de Nampula, a SCI - Projecto USAID ADVANCING NUTRITION procedeu recentemente à entrega de 290 telefones inteligentes (smartphones) e igual número de bateriaris recarregáveis (powerbanks) à base de energia solar.

A entrega deste material teve lugar na Direcção Provincial de Saúde e contou com a presença do Dr. Jaime Fiel (em representação do Director Provincial), Higino André (Director do Projecto USAID Advancing Nutrition e representante da SCI), alguns parceiros estratégicos que apoiam o programa de APE (UNICEF, ADPP - Transform Nutrition) e o representante da USAID em Nampula, Rajú Rodrigues, entre outros quadros destas instituições. 

No acto de entrega dos equipamentos, Higino André disse que este esforço se alinha com o Plano Estratégico 2022 - 2024 da SCI (Saúde e Nutrição) e com os objectivos do Projecto que visam apoiar no fortalecimento das instituições do Governo.

Por seu turno, o representante da USAID, Rajú Rodrigues, disse que esta acção responde à parte da preocupação do Governo, especialmente o sector da saúde com vista a melhorar a oferta dos serviços/cuidados de saúde. 

O representante do Director Provincial da Saúde mostrou grande satisfação pelo apoio e disse que o mesmo irá aliviar parte do défice orçamental existente para munir os APEs em equipamentos que os permitirão melhorar a prestação de serviços.

De referir que este equipamento é parte integral de uma acção coordenada entre o MISAU e parceiros do sector de saúde, onde a SCI, através do Projecto USAID Advancing Nutrition, faz alocação de parte de equipamentos, sendo que os outros parceiros irão contribuir com outros equipamentos, financiar os treinamentos dos APEs, adquirir as recargas (crédito) e garantir assistência tecnica e monitoria.