SEM SABER PARA QUÊ, PAI REGISTA SUA FILHA AOS SETE MESES DE IDADE!

Tuesday 10 April 2018

 

SEM SABER PARA QUÊ, PAI REGISTA SUA FILHA AOS SETE MESES DE IDADE!

Plínio Rafael Cossa, segurando em sua mão, a cédula da sua filha Luciana, em seu colo e ao lado, sua esposa.

O desconhecimento da importância do registo de nascimento não é um problema peculiar das zonas rurais ou mais recônditas. Nos centros urbanos também existem pessoas que não reconhecem a gigantesca utilidade do registo de nascimento.

Enquanto muitas ainda relacionam a importância do registo de nascimento a aspectos ligados à suas necessidades imediatas, outros nem se quer conseguem apontar razões que lhes fazem efectuar o registo de suas crianças.

Para a ambição do Governo Moçambicano, não basta que as pessoas se registem, é necessário que elas saibam porque o fazem. E para tal, há que dar maior enfase às mensagens sobre a importância do registo de nascimento se realmente pretendermos estimular o aumento da procura dos serviços de registo civil de forma consciente.

Plínio Rafael Cossa, é morador da comunidade de Marien Nguabi B, uma das zonas periféricas da cidade de Xai-Xai, na província de Gaza. Recentemente, Plínio registou sua filha por simples indicação do seu vizinho. E mesmo tendo conseguido registar a sua primeira sorte, Luciana Plínio Cossa, com sucesso, Cossa não sabe de quê lhe vai valer a devida documentação da sua criança que agora conta com sete meses de idade - o silêncio, foi a resposta do Plínio Cossa quando questionado sobre as razões que lhe motivaram a registar sua filha Luciana.

Face a isso, o Governo de Moçambique, com o financiamento do Governo do Canadá e assistência técnica da Save the Children e UNICEF, tem envidado esforços de mobilização e sensibilização social com vista ao esclarecimento das comunidades sobre a importância do registo de nascimento.

Casa-a-casa, porta-a-porta, debates e diálogos comunitários são parte das abordagens dos comités comunitários com os quais o governo conta para alcançar o maior número de pessoas possíveis - “identificamo-nos com a causa e a partir dos treinamentos em matérias de fundamentos legais sobre registo de nascimento e outros eventos vitais, procuramos esclarecer o máximo possível as pessoas com as quais convivemos sobre a importância de termos todas nossas crianças documentadas”, afirma Rafelina Moisés, líder comunitário e membro do comité comunitário de Marien Nguabi B.