SCIMOZ promove saneamento do meio em Mabalane

Thursday 14 February 2019

 

Vasco Salomon Mbiza, Activista Comunitário de Saúde de Vigilância Epidemiológica promove o saneamento do meio contribuindo na mudança de comportamento na comunidade de Gerez - Mabalane

Save the Children International - Gaza, no âmbito do projecto Mamane - IV, contribui para a melhoria do saneamento do meio ambiente através do treinamento de activistas e eventos de promoção e educação para saúde.

 

O Cenário

Desde 1990

Desde 1990, a cobertura total do saneamento aumentou para 21%, mas a disparidade entre a cobertura nas zonas urbanas e rurais continua grande: 44% nas zonas urbanas contra 11% nas zonas rurais. A falta de saneamento melhorado custa a Moçambique cerca de 4 biliões de meticais por ano devido às mortes prematuras, custos médicos e perdas de produtividade. A cobertura do abastecimento de água potável é baixa, situando-se em 49%, com uma grande disparidade entre a cobertura urbana (80%) e a cobertura rural (35%). O desafio de melhorar as condições de ASH nas pequenas cidades/vilas é enorme; elas representam cerca de 15% da população urbana de Moçambique, quase 2 milhões de pessoas.

As unidades sanitárias e escolas são instituições cruciais para a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças, mas infelizmente elas são caracterizadas por níveis inadequados de abastecimento de água potável e saneamento. Apenas uma estimativa de 40% das escolas rurais têm instalações de ASH para alunos e professores[1]

Em Moçambique, 72% da população ainda defeca a céu aberto por falta de latrinas. Nas zonas rurais, 86% enfrenta o mesmo problema e 43% na área urbana. Deste modo, mesmo que se assegure o acesso a água potável para toda a gente, erradicar a cólera, uma doença infecto-contagiosa resultante da falta de higiene, será um bico-de-obra, mormente porque os esforços empreendidos com vista a prover o precioso líquido para os moçambicanos excluem a questão do saneamento do meio.[1]

Os fundos mobilizados dentro e fora do país para prover o precioso líquido para as populações poucas vezes ou em nenhum caso inclui a questão do saneamento do meio, para além de que impera uma descoordenação entre as instituições que lidam com esta matéria. A intervenção inclui, o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde em Vigilância Epidemiológica para ministrar sessões de sensibilização e visitas a nível dos domicílios, produção de lajes para construção de latrinas para e com a comunidade.

Antes da Intervenção:

Gerez, uma pequena comunidade cita ao norte do distrito de Mabalane, dista 75 km da sede distrital e 25 da unidade sanitária – Combomune, é povoada por cerca de 679 agregados familiares. O fecalismo a céu aberto na comunidade de Gerez era considerada uma práctica normal pois, acreditava-se que como os seus descendentes tinham essa práctica, a geração actual assim devia proceder como se de um princípio cultural se tratasse. O índice de doenças diarreicas era alto e a comunidade desconhecia que este facto pudesse ter uma relação directa com as prácticas por eles perpectuadas. Acreditava - se que as doenças tinham como foco algumas frutas. Ex: a Malária era causada por Melancia e outras doenças eram trazidas por pessoas que residiam nas cidades e os visitavam. Gerez era povoada por pessoas que tinham uma mentalidade totalmente confinada a crenças e princípios herdados de seus antepassados.

Rodrigues Juliasse Tchauque - líder comunitário, confirma que tanto ele assim como os demais residentes da comunidade de Sangue desconheciam a relevância da adopção de práticas higiénicas adequadas e, o fecalismo a céu aberto era um acto normal que eles vinham herdando dos seus antepassados. Com o passar do tempo, até finais de 2011, pouco menos de uma décima dos membros da comunidade construiu latrinas com o propósito de reduzir a distância da aldeia até a mata e não para evitar contrair doenças. “Parte significativa das latrinas foi construída de material local e sem observar nenhuma técnica de construção, não fornecendo muita consistência e durabilidade.  Em Gerez embora houvesse uma fontenária, a comunidade recorria a água de charcos para o consumo, sujeitando-se ao conflito homem animal sem tratamento da mesma, e só recorria a água da fontenária quando as fontes estivessem secas devido a estiagem”, acrescentou Rodrigues Juliasse Tchauque. 

Intervenção:

 

A Save the Children, através do projecto Mamane e, em coordenação com o sector de saúde, tem estado a intervir em componentes do saneamento do meio desde princípios de 2016 e em Gerez em particular desde finais de 2016, em acções de envolvimento da comunidade na promoção de boas práticas do saneamento do meio para o combate de doenças diarreicas e da pele. Segundo conta Vasco Salomão Mbiza - Activista Comunitário de Saúde formado pelo projecto Mamane - IV, a mudança iniciou quando a SCI assume Gerez como uma das suas comunidades de impacto e forma activistas em Vigilância Epidemiológica, que de forma massiva passaram a desenvolver actividades de sensibilização e visitas domiciliárias visando a mudança de comportamento e adesão de prácticas saudáveis, mediante a construção de latrinas, práticas de higiene pessoal, limpeza das residências, construção de bancas de loiças, práticas de tratamento de água, técnicas de lavagem das mãos com água e sabão e aderência a serviços de saúde. 

 

Mesmo com a demanda de acções postas em práctica, houve resistência a mudança pois os hábitos e práticas já estavam enraizados no seio da minha comunidade pelo que, a perseverança, demonstrações práticas, constituíram estratégias que tiveram seu efeito

O índice de casos de doenças reduziu, os membros da comunidade ganharam consciência e passaram a aderir aos ensinamentos e sensibilização que tenho ministrados. Houve uma aceitação progressiva das intervenções pois a mudança é claramente evidente. Com a intervenção do projecto conseguimos mobilizar e a construção de 102 novas latrinas de 2016 a 2017. Hoje a vida na Comunidade em Gerez é saudável pois o que constituía preocupação há algum tempo atrás não existe mais - disse. Vasco Salomão Mbiza. 

Exemplo de Mudança

Nasci em 1957 em Mafucuiane - uma pequena comunidade que sita a norte do distrito de Chigubo, viúvo e pai de 8 filhos. Mudei-me para Gerez em 1984 movido pela guerra de desestabilização dos 16 anos. Devido à guerra, não tive oportunidade de estudar contudo, quando o projecto iniciou a formação dos comités comunitários de saúde, fiz parte dos 15 membros constituintes desde órgão de ligação comunidade - unidade sanitária.

Como os demais membros de Gerez, a minha vida era baseada numa mentalidade orientada por princípios herdados de meus antepassados, centrando-se no trabalho no campo onde tudo acontecia.

Machamba, produção de carvão vegetal, criação de gado, hábitos e práticas de higiene não adequadas caracterizavam a minha postura e da minha família, sem consciência nenhuma dos riscos de saúde a que estávamos expostos. 

Após as actividades desencadeadas pelo projecto, inerentes a sensibilização e ensinamentos e percebendo da relevância destas acções, tive iniciativa de fazer uma latrina diferente (modelo) e que servisse de espelho no âmbito das iniciativas de saneamento do meio, tanto que hoje sou referência e minha casa é alvo de muitas visitas de pessoas que procuram subsídios em como proceder do mesmo modo.

 

Graças a intervenção do projecto Mamane, a postura da minha família mudou, ganhamos consciência da relevância de pautar por uma vida saudável onde as prácticas higiénicas saudáveis constituem a palavra de ordem - disse Elias Feijão Bendzane, membro da comunidade.

O saneamento do meio é extremamente importantes pois a sua observância efectiva contribui para a redução da incidência de casos de doenças no entanto, requer a apropriação pelas comunidades em relação ao processo de melhoria do saneamento. Todos esses efeitos são claramente visíveis na comunidade de Gerez dada a intervenção que vem sendo levada a cabo pela Save the Children no âmbito do projecto Mamane. Igualmente, ganhos resultantes da sobrevivência da criança foram substanciais.

Impacto

Segundo dados da unidade sanitária de Combomune estação que é de referência de Gerez, houve uma significativa redução de casos de diarreia em 55%, 71,3% e 40.2% referentes a idades compreendidas entre 0 - 4 anos, 5 – 14 anos e 15+ respectivamente, feitos resultantes da contribuição da comunidade de Gerez.

Gerez, é hoje uma comunidade diferente, onde os membros da comunidade valorizam e priorizam as boas prácticas relativas ao saneamento do meio e a Save the Children e seus colaboradores, tem envidado esforços para que mais comunidades valorizem o saneamento do meio, assim como Gerez.