Save the Children produz máscaras para impedir a transmissão do COVID-19 em adultos e crianças

Monday 20 April 2020

 A Save the Children International em Moçambique (SCIMOZ) iniciou, na última sexta-feira, 17 de Abril, a produção local de máscaras faciais de tecido de duas camadas no distrito de Nacala Porto. A iniciativa beneficiará os distritos de Nacala Porto e Nacala Velha, na província de Nampula.

A SCIMOZ espera produzir aproximadamente 24.000 máscaras em Nacala, o que beneficiará os agentes comunitários de saúde, trabalhadores do projecto da Save the Children, participantes/beneficiários diretos do projecto. As crianças receberão máscaras de tamanho especial, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Os custos de produção estão a ser cobertos pelo Programa de Patrocínio da Save the Children Moçambique (Sponsorhsip), uma intervenção multi.sectorial de 10 anos localizada naqueles dois distritos de Nampula. Este programa é generosamente financiado por particulares sediados na Itália e nos Estados Unidos da América e não recebe nenhum fundo governamental.

As máquinas de costura e parte do tecido usado para a produção de máscaras foram adquiridas anteriormente no contexto do Programa de Desenvolvimento, focado no desenvolvimento de habilidades e no desenvolvimento de micro-empresas.

Os próximos passos incluem concordar com as autoridades governamentais sobre um modelo de design para uso em instituições de saúde, que pode precisar ser de três camadas.

A distribuição de máscaras faciais constitui apenas uma pequena componente da programação da Save the Children face ao COVID-19 em Moçambique, que inclui a adaptação das actividades do programa existentes ao novo contexto, redesenho ou reprogramação das actividades da programação existente para lidar com a pandemia e o dessenho de novas programações com novos recursos.