Save the Children lança projecto educacional para ajudar raparigas a prosperar

Saturday 7 May 2022

A Save the Children lançou esta sexta-feira, 6 de Maio, o projecto “She Belongs in School” (Ela Pertence à Escola), uma iniciativa de cinco anos que visa, entre outros objectivos, melhorar as habilidades de literacia e numeracia e senso de empoderamento de meninas adolescentes. A cerimónia, que teve lugar na cidade de Lichinga, foi presidida pelo Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, testemunhado pela Governadora da província de Niassa, Elina Massengele, pela Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Caroline Delany, entre parceiros de organizações da Sociedade Civil e dignatários representando instituições públicas-chave para o sucesso do projecto. As crianças estiveram representadas por membros do Parlamento Infantil de Niassa.

Dadinha Melinho, representante do Parlamento Infantil de Niassa

Duma forma geral, a iniciativa foi bem acolhida pelos parceiros do Governo, quer a nível central, quer a nível provincial e igualmente a nível distrital, tal como testemunharam os respectivos representantes. Para as crianças, o projecto é uma janela de esperança: “Esperamos que este projecto contribuia para que mais crianças possam estudar nas 140 escolas primárias e secundárias da Província de Niassa e Nampula, a serem abrangidas de modo a gozarmos o direito à educação, mudando o nosso futuro”, disse Dadinha Melinho, membro do Parlamento Infantil de Niassa durante a cerimónia de lançamento.

Caroline Delany, Alta Comissária do Canadá em Moçambique

O Vice-Ministro da Educação sublinhou, que uns dos diferenciais que o projecto traz é o facto de trazer “uma abordagem virada a eliminar normas, práticas e comportamentos anti-igualdade de género nas famílias e entre cônjuges e que se apresentam como uma barreira ao acesso live das meninas à educação básica, ou ainda à continuação do ensino até ao nível superior, nas comunidades”. Por estas e outras razões, segundo o governante, “She Belongs in School”.

Conjugado com os esforços do Governo já em curso para garantir o acesso e retenção das raparigas no sistema de educação o projecto ora lançado vai, de acordo com Manuel Bazo, “impulsionar mudanças ainda profundas no comportamento das diferentes pessoas e, dessa maneira, surtir impacto positivo na atitude dos futuros jovens e cônjuges e repercurtir-se no comportamento das comunidades e, quiçá, da sociedade moçambicana em geral”. Vai dai que o governante tenha feito um apelo no sentido de expandir a iniciativa, envolvendo mais parceiros e alargá-la para outros pontos do país.

Vista geral da sessão do lançamento do projecto

Para a Governadora da província de Niassa, é um facto que o projecto vai contribuir para “aumentar a auto-confiança, poder de decisão, liderança, acesso à educação, desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes das raparigas”. Para ela, só com a rapriga empoderada Moçambique poderá dar caminhar rumo à meta 50/50 do Princípio de Igualdade do Género do Protocolo da SADC, consolidado de forma particular o desenvolvimento sustentável de Niassa.

O Projecto “She Belongs in School” está alinhado com a abordagem feminista adoptada pelo Canadá em 2017, que reconhece que a desigualdade de género constitui uma dura realidade que precisa ser descontruída através de apoio a processos de desenvolvimento internacional centralizados no género.

Caroline Delany disse que “agora, mais do que nunca, precisamos trabalhar em conjunto. As raparigas enfrentam inúmeras barreiras para alcançar o sucesso na sua educação, incluindo infraestruturas limitadas de água e saneamento, especialmente para as raparigas em idade menstrual; restrições financeiras no seio das famílias que influenciam decisões de dar prioridade de dar educação aos rapazes em detrimento das raparigas; e a gravidez e o casamento precoce”.

 A Save the Children foi representada neste evento pelo seu Director de Operações Programáticas, Phipps Campira, quem afirmou que o projecto  é uma iniciativa tão ambiciosa da qual se espera melhorar o acesso à educação e melhoria das condições de aprendizagem para cerca de 200 mil crianças e suas famílias até 2026, ano que o projecto conhecerá o seu término. “Esperamos sinceramente que mude, não só as vidas das crianças que irão beneficiar directamente do projecto, mas das suas famílias e suas comunidades, duma forma geral. Acreditamos que a educação é a chave para o sucesso individual e colectivo”, sublinhou.

Phipps Campira, Director de Operações Programáticas da Save the Children

Acrescentou que a dimensão deste projecto exige esforços concertados a todos os níveis, assim como uma intervenção multifacetada que não ignore aspectos do género e de pessoas com deficiência, sendo por isso que para além dos parceiros implementadores, o “She Belongs in School” conta com parceiros técnicos para estas duas áreas transversais para as abordagens programáticas da Save the Children.

Este projecto é apoiado pela #CanadaInMozambique