Save the Children inaugura maternidade em Combomune

Monday 29 July 2019

No âmbito do projecto Mamane IV, a Save the Children inaugurou uma maternidade no posto administrativo de Combomune, distrito de Mabalane, em Gaza. Trata-se de uma infra-estrutura que poderá beneficiar directamente cerca de 2822 mulheres da comunidade em idade fértil, e de forma indirecta a cerca de 12136 habitantes (adultos e crianças de ambos sexos) das outras 15 comunidades do posto administrativo, nomeadamente: Combomune estação, Combomune Rio, Nhone, Macarale, Jasse, Chissua, Jerez, Chaves, Hochane, Mavumbuque, Nwacaicai, Jacuco, Mungaze, Mwantxele, Mabuia passe.

No acto da cerimónia de inauguração, dirigida pela Governadora da província de Gaza, Stela da Pinto Zeca, Governadora da província de Gaza, o Director do Centro de Saúde de Combomune, José Roberto referiu que, com o aumento da demanda aos serviços de parto, como resultado do crescimento populacional, ficou cada vez mais complicado oferecer estes serviços dentro do centro, onde todos os outros pacientes são atendidos.

 

A comunidade de Combomune não possuia maternidade, pelo que os partos eram realizados numa das salas do centro de saúde, que atende e assiste todos os outros pacientes, o que não oferecia nenhuma comodidade as mulheres em serviço de parto. Por outro lado, antes da instalação da maternidade, o índice de partos extra-hospitalares era maior, factor este que colocava em risco a vida dos bebés, assim como das mães. Com a infraestrutura - em funcionamento há já cerca de dois meses - “é notório o aumento do número de partos assistidos na maternidade, tendo passado de uma media mensal de 22 para 35”, disse o director do centro.

 

Por sua vez, Dalila Felimão*, membro do comité de Saúde de Combomune manifesta a sua satisfação pelo novo cenário que as parturientes irão vivenciar. “Antes a mulher recebia alta pouco tempo depois do serviço de parto porque o centro de saúde não reunia condições para acomodá-la por muito tempo. Agora elas dispõem de camas para repousar até que estejam em condições adequadas para receber alta”, alegrou-se.

 

A construção da maternidade enquadra-se no objectivo geral do projecto MAMANE IV, que é de reduzir o índice de morbi-mortalidade infantil através do aumento do acesso e qualidade dos serviços de saúde materno-infantil.