Save the Children apoia o estabelecimento da linha Fala Criança no centro do país

Monday 12 October 2020

A Save the Children, através dos fundos do projecto NORAD, apoiou em cerca de três milhões e seiscentos mil meticais a iniciativa da Girl Child Rights – GCR para descentralização da Linha Fala Criança -116 para responder as denúncias de abuso, violência, e uniões prematuras a toda zona centro do país. O evento de inauguração oficial da Linha Fala Criança - 116 teve lugar ontem,  11 de Outubro, Dia Internacional da Rapariga na cidade de Chimoio.

Ana Dulce Guizado, Directora Provincial da Save the Children em Manica explicando aos jornalistas a importância de ter a Linha 116 descentralizada para a região central de Moçambique

O objectivo da descentralização da Linha Fala Criança - 116 para além de Maputo é de levar os sistemas e serviços de Protecção social e legal da criança mais próximo das comunidades, quebrando barreiras de comunicação e fortalecendo o sistema de gestão de casos através de uma resposta multi-sectorial coordenada a todos níveis, onde as crianças e o público em geral tenham um espaço para expressar as suas preocupações, denunciar casos de abusos, negligência, tráfico de pessoas e ter acesso a informação e diversos tipos de aconselhamento ligados à proteção da criança, incluindo a COVID-19.

O Secretário de Estado da província de Manica, Edson Macuácua enalteceu o apoio que a Save the Children tem dado às diversas iniciativas que visam proteger as crianças. “Não basta ter uma legislação abrangente se não for apropriada pela maioria dos cidadãos moçambicanos e a divulgação das leis e protecção da criança deve ser responsabilidade de todos”, disse.

 O evento foi igualmente testemunhado pelo Procurador Provincial Chefe de Manica, Jorge Tivane, para quem a descentralização  da LFC é recebida com agrado. Manifestou igualmente a abertura do orgão que dirige  para a total colaboração em todos os aspectos para punir qualquer tipo de caso de violência contra as crianças.

Por sua vez, a Directora Provincial da Save the Children em Manica, Ana Dulce Guizado, salienta que ao apoiar a descentralização da Linha Fala Criança, a SCIMOZ pretende, para além de ultrapassar a barreira comunicacional, tornar igualmente os serviços de atendimento das crianças mais próximos à elas e às comunidades. “Para a Save the Children apoiar a iniciativa da GCR para a descentralização da Linha Fala Criança para a zona centro é mais um resultado dos nossos esforços e da nossa luta na protecção das nossas crianças e é para nós mais um caminho para podermos conseguir alcançar até a última criança desprotegida” - sublinhou Ana Dulce Guizado

Nyararai Magudo, da GCR parceiro local da iniciativa

O Director Executivo da GCR, Nyararai Magudo, garantiu que a linha poderá receber entre 200 a 300 denúncias diariamente e que ter a Linha Fala Criança descentralizada para a zona centro de Moçambique vai facilitar muito o seguimento dos casos e as respostas dos mesmos.

Jorge Tivane, Procurador Provincial Chefe em Manica, acolhe com bom agrado a expansão da Linha 116