RAPAZES E RAPARIGAS TRABALHAM JUNTOS PARA COMBATER O ESTIGMA DA MENSTRUAÇÃO

Friday 27 May 2022

Ao entrar em Milange, na província da Zambézia, uma vista inesperada o aguarda. Os meninos estão reunidos debaixo de uma árvore com uma agulha e linha na mão. Eles estão aprendendo a fazer pensos menstruais caseiros e reutilizáveis. “No começo, achei muito estranho quando o mentor disse que iríamos aprender a fazer pensos menstruais”, disse Raul, de 17 anos. “Com o tempo, comecei a perceber que devemos saber como ajudar as meninas que acabam abandonando a escola por medo de se sujar.”

De facto, milhares de mulheres e meninas em Moçambique enfrentam estigma e exclusão social durante os seus períodos menstruais; elas não têm acesso a recursos e apoio social para gerir a sua higiene menstrual numa maneira digna e saudável.

Em muitas zonas rurais do país, as raparigas faltam às aulas durante os períodos menstruais, muitas vezes levando-as atrasar os estudos e a abandonar a escola. O Projecto Ungumi focalizou na identificação e abordagem de todas as razões principais pelas quais as meninas não frequentam as aulas durante os períodos menstruais e mobilizou meninas e meninos para fazer a mudança.

O projecto Ungumi da Save the Children trabalha com adolescentes, pais, encarregados de educação, professores, profissionais de saúde e líderes comunitários para melhorar o acesso e a qualidade de informação e serviços de saúde sexual e reprodutiva e direitos de adolescentes10 e 19 anos de idade em 43 comunidades de três distritos da província da Zambézia. Um elemento-chave para que impulsionou a iniciativa foi a necessidade de garantir os direitos sexuais e reprodutivos das meninas para eliminar os tabus associados à menstruação, pois estes têm um grande impacto na qualidade de vida de mulheres e meninas.

Por meio do projecto Ungumi, as raparigas foram ensinadas a fazer seus próprios pensos menstruais caseiros reutilizáveis usando materiais locais. O penso menstrual tradicional era desconfortável e não confiável, pois vazavam e escorregavam, o que levou à disseminação de falsas crenças, bullying e provocações, perpetuando sentimentos de vergonha e isolamento das meninas, às vezes até levando-as a abandonar a escola. Os novos pensos são mais absorventes e prendem-se por baixo da roupa interior normal com um botão, o que significa que não escorregam nem vazam. Isso ajuda as raparigas a se sentirem mais confiantes e capazes de se envolver em actividades diárias, incluindo a frequentar a escola.

No entanto, o Projecto Ungumi decidiu levar o assunto um passo mais para a frente, ou seja, envolver os rapazes na batalha contra o estigma da menstruação. Muitas vezes, nas comunidades rurais, a menstruação é um tema tabu, especialmente para os meninos. É algo sobre o qual eles não falam e, portanto, não sabem.

Todos os anos, a 28 de Maio, a Save the Children se junta à plataforma global de defesa do Dia da Higiene Menstrual para quebrar os tabus e estigmas em torno da menstruação. É também um momento para aumentar a consciência dos outros sobre o assunto. O projecto decidiu não apenas educar os meninos e discutir a menstruação com os eles, mas também envolvê-los na confecção de pensos menstruais como forma de ajudá-los a entender os desafios que as meninas enfrentam durante a menstruação. O projecto criou um espaço seguro para discussões e diálogos saudáveis sobre puberdade, mudanças corporais em meninas e meninos e igualdade de género entre eles.

“Aqui na comunidade, a gente ouve que quando a menina está menstruada, ela não pode falar com os meninos nem colocar sal na comida, porque se fizer isso, o menino vai pegar uma doença no órgão sexual, mas agora sabemos que isso é não é verdade”, compartilhou Eduardo, de 17 anos.

Gil, de 15 anos, aprendeu a fazer pensos menstruais. Ele disse: “Foi bom aprender a fazer os pensos, então agora posso ensinar minhas irmãs mais novas. Ouvi dizer que os pensos tradicionais pingam e caem com facilidade. Se você não tem dinheiro para comprar pensos na loja, os caseiros são a melhor opção.”

Samuel aprendeu a fazer pensos e ajudou outros meninos a entender melhor a menstruação e a fazer pensos reutilizáveis. “No começo eu não sabia nada sobre isso, mas depois de aprender a fazer os pensos, comecei a ensinar os meus colegas. No dia em que aprendi a fazer, levei o exemplo para casa para mostrar à minha família. Minha irmã mais velha, que tinha acabado de dar à luz, me perguntou se podia ficar com o penso e eu me ofereci para fazer mais.”

Em 2021, no Dia da Higiene Menstrual, 566 milhões de pessoas foram alcançadas com imagens positivas e impactantes para ajudar a quebrar o estigma em torno da menstruação. Este ano, o objectivo deve ser continuar o ritmo e alcançar ainda mais. 

Milhares de mulheres e meninas enfrentam estigma e exclusão social simplesmente porque seus corpos menstruam e são incapazes de administrar seu ciclo menstrual de maneira digna e saudável.

Todos os anos, a 28 de Maio, a Save The Children se junta à plataforma global de defesa do Dia da Higiene Menstrual para quebrar os tabus e estigmas em torno da menstruação. É também um momento para aumentar a consciência sobre a igualdade de género e o empoderamento das meninas.

Em algumas zonas de Moçambique, a menstruação é responsável por um aumento das taxas de abandono escolar e más práticas de higiene, baseadas em equívocos. O projecto Ungumi da Save the Children trabalha com adolescentes e líderes comunitários para melhorar a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes entre 10 e 19 anos, especificamente nas comunidades dos distritos de Milange, Morrumbala e Derre na província da Zambézia.

Por meio do projeto Ungumi, os jovens aprendem a costurar e trabalhar juntos para criar seus próprios pensos reutilizáveis para higiene menstrual. Os absorventes tradicionais usados por mulheres e meninas eram bastante desconfortáveis e restritivos. Ao fazer o seu próprio, meninas e mulheres puderam se sentir mais confiantes e se engajar em actividades diárias, como jogar futebol e frequentar a escola.

Muitas vezes, nas comunidades rurais, a menstruação é um tema tabu, especialmente para os meninos. É algo sobre o qual eles não falam e, portanto, não sabem. Isso leva à disseminação de falsas crenças, bullying e provocações, perpetuando sentimentos de vergonha e isolamento das meninas, às vezes até levando-as a abandonar a escola.

A menstruação era vista como uma forma de maldição ou fonte de doença para os homens. “Aqui na comunidade, a gente ouve que quando a menina está menstruada, ela não pode falar com os meninos nem colocar sal na comida, porque se fizer isso, o menino vai pegar uma doença no órgão sexual, mas agora sabemos que isso é não é verdade”, compartilhou Edgardo, de 17 anos.

O projeto Ungumi trabalha com as comunidades para desafiar e dissipar esses tipos de mitos sobre a menstruação e garante que os meninos aprendam sobre o ciclo menstrual e como podem apoiar suas colegas de classe, por meio de grupos de orientação comunitária e ativistas escolares. Os meninos adolescentes também foram ensinados a fazer absorventes menstruais reutilizáveis, uma iniciativa inovadora que criou um espaço seguro para discussões e diálogos saudáveis sobre puberdade, mudanças corporais em meninas e meninos e igualdade de oportunidades entre eles.

Gil, de 15 anos, também aprendeu a fazer pensos menstruais. Ele disse: “Foi bom aprender a fazer os absorventes, então agora posso ensinar minhas irmãs mais novas. Ouvi dizer que os pensos tradicionais pingam e caem com facilidade. Se você não tem dinheiro para comprar os absorventes na loja, os caseiros são a melhor opção.”

Samuel aprendeu a fazer pensos e ajudou outros meninos a entender melhor a menstruação e a fazer absorventes reutilizáveis. “No começo eu não sabia nada sobre isso, mas depois de aprender a fazer os pensos, comecei a ensinar meus colegas. No dia em que aprendi a fazer, levei o exemplo para casa para mostrar à minha família. Minha irmã mais velha, que tinha acabado de dar à luz, me perguntou se podia ficar com o absorvente e eu me ofereci para fazer mais.”

Em 2021, no Dia da Higiene Menstrual, 566 milhões de pessoas foram alcançadas com imagens positivas e impactantes para ajudar a quebrar o estigma em torno da menstruação. Este ano, o objectivo deve ser continuar o ritmo e alcançar mais. Quebrar o estigma em torno da menstruação é um dos primeiros