PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Wednesday 27 October 2021

  • Existe vacina para COVID-19?

Sim, agora existem várias vacinas em uso. O primeiro programa de vacinação em massa começou no início de dezembro de 2020 e a partir de 15 de fevereiro de 2021, 175,3 milhões de doses de vacina foram administradas. Foram administradas pelo menos 7 vacinas diferentes (3 plataformas).

A OMS publicou uma Lista de Uso de Emergência (EULs) para a vacina Pfizer COVID-19 (BNT162b2) em 31 de dezembro de 2020. Em 15 de fevereiro de 2021, a OMS emitiu EULs para duas versões da vacina AstraZeneca / Oxford COVID-19, fabricada pelo Instituto de Soro da Índia e SKBio. A OMS está a caminho de EUL outros produtos de vacina até junho.

Os produtos e o progresso na revisão regulatória pela OMS são fornecidos pela OMS e atualizados regularmente. O documento é fornecido aqui.

Uma vez que as vacinas demonstrem ser seguras e eficazes, elas devem ser autorizadas pelos reguladores nacionais, fabricadas de acordo com padrões exigentes e distribuídas. A OMS está trabalhando com parceiros em todo o mundo para ajudar a coordenar as principais etapas desse processo, inclusive para facilitar o acesso equitativo a vacinas COVID-19 seguras e eficazes para bilhões de pessoas que precisarão delas.

  • Quando as vacinas COVID-19 estarão prontas para distribuição?

As primeiras vacinas COVID-19 já começaram a ser introduzidas nos países. Antes que as vacinas COVID-19 possam ser administradas:

• As vacinas devem ser comprovadamente seguras e eficazes em grandes ensaios clínicos (fase III). Algumas vacinas candidatas COVID-19 concluíram seus estudos de fase III e muitas outras vacinas potenciais estão sendo desenvolvidas.

• Revisões independentes da eficácia e evidências de segurança são necessárias para cada vacina candidata, incluindo revisão regulatória e aprovação no país onde a vacina é fabricada, antes que a OMS considere uma vacina candidata para pré-qualificação. Parte desse processo também envolve o Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas.

• Além da revisão dos dados para fins regulatórios, as evidências também devem ser revisadas para fins de recomendações de políticas sobre como as vacinas devem ser usadas.

• Um painel externo de especialistas convocado pela OMS, denominado Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE), analisa os resultados dos ensaios clínicos, juntamente com evidências sobre a doença, grupos etários afetados, fatores de risco para doenças, uso programático e outra informação. O SAGE então recomenda se e como as vacinas devem ser usadas.

• Funcionários em países individuais decidem se aprovam as vacinas para uso nacional e desenvolvem políticas sobre como usar as vacinas em seus países com base nas recomendações da OMS.

• As vacinas devem ser fabricadas em grandes quantidades, o que é um grande desafio sem precedentes – ao mesmo tempo em que continuamos a produzir todas as outras vacinas importantes que salvam vidas já em uso.

• Como etapa final, todas as vacinas aprovadas exigirão distribuição por meio de um complexo processo logístico, com rigoroso gerenciamento de estoque e controle de temperatura.

A OMS está trabalhando com parceiros em todo o mundo para acelerar cada etapa desse processo, ao mesmo tempo que garante que os mais altos padrões de segurança sejam atendidos.

  • As vacinas COVID-19 fornecerão proteção de longo prazo?

Como as vacinas COVID foram desenvolvidas apenas nos últimos meses, é muito cedo para saber a duração da proteção das vacinas COVID-19. A pesquisa está em andamento para responder a esta pergunta. No entanto, é encorajador que os dados disponíveis sugiram que a maioria das pessoas que se recuperam de COVID-19 desenvolvem uma resposta imunológica que fornece pelo menos algum período de proteção contra reinfecção – embora ainda estejamos aprendendo o quão forte é essa proteção e quanto tempo ela dura.

  • Com que rapidez as vacinas COVID-19 poderiam interromper a pandemia?

O impacto das vacinas COVID-19 na pandemia dependerá de vários fatores. Isso inclui a eficácia das vacinas; com que rapidez eles são aprovados, fabricados e entregues; o possível desenvolvimento de outras variantes e quantas pessoas são vacinadas

Embora os ensaios tenham mostrado que várias vacinas COVID-19 têm altos níveis de eficácia, como todas as outras vacinas, as vacinas COVID-19 não serão 100% eficazes. A OMS está trabalhando para ajudar a garantir que as vacinas aprovadas sejam tão eficazes quanto possível, para que possam ter o maior impacto sobre a pandemia.

  • Que tipos de vacinas COVID-19 estão sendo desenvolvidos? Como eles funcionam?

Cientistas de todo o mundo estão desenvolvendo muitas vacinas potenciais para COVID-19. Todas essas vacinas são projetadas para ensinar o sistema imunológico do corpo a reconhecer e bloquear com segurança o vírus que causa COVID-19.

Vários tipos diferentes de vacinas potenciais para COVID-19 estão em desenvolvimento, incluindo:

• Vacinas de vírus inativadas ou enfraquecidas, que usam uma forma do vírus que foi inativada ou enfraquecida, de modo que não causa doença, mas ainda gera uma resposta imunológica.

• Vacinas baseadas em proteínas, que usam fragmentos inofensivos de proteínas ou cascas de proteínas que imitam o vírus COVID-19 para gerar com segurança uma resposta imune.

• Vacinas de vetores virais, que usam um vírus seguro que não pode causar doenças, mas serve como uma plataforma para produzir proteínas do coronavírus para gerar uma resposta imune.

• Vacinas de RNA e DNA, uma abordagem de ponta que usa RNA ou DNA geneticamente modificado para gerar uma proteína que, por si só, promete uma resposta imunológica com segurança.

Para obter mais informações sobre todas as vacinas COVID-19 em desenvolvimento, consulte esta publicação da OMS, que está sendo atualizada regularmente.

  • Outras vacinas ajudarão a me proteger do COVID-19?

Actualmente, não há evidência de que qualquer outra vacina, além das especificamente projetadas para o vírus SARS-Cov-2, irá proteger contra COVID-19.

No entanto, os cientistas estão estudando se algumas vacinas existentes – como a vacina Bacille Calmette-Guérin (BCG), que é usada para prevenir a tuberculose – também são eficazes para COVID-19. A OMS avaliará as evidências desses estudos, quando disponíveis.

  • Quais são os benefícios de ser vacinado?

As vacinas COVID-19 produzem protecção contra a doença, como resultado do desenvolvimento de uma resposta imune ao vírus SARS-Cov-2. O desenvolvimento da imunidade por meio da vacinação significa que há um risco reduzido de desenvolver a doença e suas consequências. Esta imunidade ajuda a combater o vírus se exposto. Ser vacinado também pode proteger as pessoas ao seu redor, porque se você estiver protegido contra infecções e doenças, é menos provável que infecte outras pessoas. Isso é particularmente importante para proteger as pessoas com risco aumentado de doenças graves causadas pelo COVID-19, como profissionais de saúde, adultos mais velhos ou idosos e pessoas com outras condições médicas.

  • Como saberemos se as vacinas COVID-19 são seguras?

Garantir a segurança e a qualidade das vacinas é uma das maiores prioridades da OMS. A OMS trabalha em estreita colaboração com as autoridades nacionais para garantir que normas e padrões globais sejam desenvolvidos e implementados para avaliar a qualidade, segurança e eficácia das vacinas.

O processo para desenvolver vacinas COVID é acelerado, mantendo os mais altos padrões: Dada a necessidade urgente de interromper a pandemia, as pausas entre as etapas, muitas vezes necessárias para garantir o financiamento, foram reduzidas ou eliminadas e, em alguns casos, as etapas estão sendo realizado em paralelo para acelerar o processo, onde for seguro. Os desenvolvedores da vacina COVID-19 emitiram uma promessa conjunta de não buscar a aprovação do governo para suas vacinas até que seja provado que são seguras e eficazes.

Existem muitas proteções rígidas em vigor para ajudar a garantir que as vacinas COVID-19 sejam seguras. Como todas as vacinas, as vacinas COVID-19 estão passando por um processo de teste rigoroso de vários estágios, incluindo grandes ensaios (fase III) que envolvem dezenas de milhares de pessoas. Esses ensaios, que incluem alguns grupos de alto risco para COVID-19 (certos grupos, como mulheres grávidas e lactantes, não foram incluídos nos ensaios de vacinas), são projetados especificamente para identificar quaisquer efeitos colaterais comuns ou outras questões de segurança.

Uma vez que um ensaio clínico mostra que uma vacina COVID-19 é segura e eficaz, uma série de revisões independentes da eficácia e evidências de segurança são necessárias, incluindo revisão regulatória e aprovação no país onde a vacina é fabricada, antes que a OMS considere um produto vacinal para EUL ou pré-qualificação. A EUL ou a pré-qualificação verifica para os países que desejam adquirir uma vacina específica que houve uma garantia pela OMS de que o processo de revisão regulatória, geralmente no país de fabricação, atendeu aos mais altos padrões. Parte desse processo também envolve uma revisão de todas as evidências de segurança pelo Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas.

Um painel externo de especialistas convocado pela OMS analisa os resultados dos ensaios clínicos, junto com evidências sobre a doença, grupos etários afetados, fatores de risco para doenças e outras informações. O painel recomenda se e como as vacinas devem ser usadas. Funcionários de cada país decidem se aprovam as vacinas para uso nacional e desenvolvem políticas sobre como usar as vacinas em seu país com base nas recomendações da OMS.

Depois que uma vacina COVID-19 é introduzida, a OMS apóia o trabalho com fabricantes de vacinas, autoridades de saúde em cada país e outros parceiros para monitorar qualquer preocupação de segurança em uma base contínua.

Fonte: https://covid19.ins.gov.mz/vacinacao/perguntas-e-respostas-sobre-vacinacao/