Oficinas para informar estratégias de mudança de comportamento social

Wednesday 12 October 2022

 

No âmbito do Projecto She Belongs In School (Ela Pertence à Escola), financiado pelo Canadá,  cujo objectivo é melhorar o empoderamento e os resultados de aprendizagem de raparigas adolescentes dos 10-19 anos nas províncias de Nampula e Niassa, a Save the Children em Moçambique realizou, no passado 11 de Outubro, no Distrito de Muecate, Província de Nampula, um Workshop de auscultação dos beneficiários, análise de contexto e identificação de grupos-alvo, para  posterior definição da melhor estratégia de comunicação para mudança de comportamento social, de acordo com a cultura, meios disponíveis e políticas existentes nas comunidades.

Participaram do evento 25 pessoas, entre elas representantes dos Serviços Distritais de Género, Criança e Acção Social, Servições Distritais da Educação, Juventude e Tecnologia, parceiro de implementação do projecto naquele distrito (UATAF), líderes comunitários, líderes religiosos, matronas, patronos e membros do parlamento infantil.

Os participantes apontaram as uniões prematuras, ritos de iniciação, distância das casas para às escolas, falta de bibliotecas, falta de centros de ensino à distância, trabalhos domésticos, contribuições monetárias excessivas nas escolas, assédio sexual por parte dos professores, interferência de alguns partidos políticos nas escolas, como algumas das causas que levam a rapariga a abandonar a escola naquele distrito. Como resultado desse abandono, aumenta o número de pessoas vulneráveis no Distrito, há registo de nascimentos descontrolados, doenças como fístula obstétrica, morte de ambos (mãe menor e filho), desemprego e pobreza.

 

“Aqui em Muecate, a politica também influencia para que as raparigas desistam de estudar porque alguns movimentos de partidos políticos mobilizam estudantes para se juntarem à eles e como quase sempre têm encontros, as raparigas acabam não indo à escola, mas sim aos encontros do partido. Isso é mais notável quando há campanhas; as raparigas ficam muitos dias sem estudar e por fim acabam desistindo de ir à escola.” Disse Peixonete Patrício Peixe, membro do Parlamento Infantil naquele distrito.

No mesmo distrito são apontados como principais influenciadores directos do abandono escolar os próprios pais e encarregados de educação, que muitas vezes obrigam as suas filhas e educandas a casarem cedo, para garantirem o sustento da família, alegando que a escola não lhes trará nenhum beneficio. A comunidade em que as raparigas estão inseridas, os professores, os agentes económicos, a religião, incluindo algumas organizações da sociedade civil também são apontadas como influenciadores desse mal que inquieta os participantes.

Segundo Paulo De Castro Assaina, régulo de uma das comunidades de Muecate, os pais obrigam as suas filhas a trabalhar na machamba ou no mercado até perderem a hora de ir à escola. Quando elas questionam sobre escola, os pais respondem que é melhor fazerem aquelas actividades porque escola não vai lhes dar nada. Ainda acrescentam que existem pessoas na comunidade que estudaram e não estão a ter emprego.

É importante ressaltar que o Workshop de análise e auscultação está a ser realizado nas províncias de Nampula (Distrito de Muecate e Nacaroa) e em Niassa (Distrito de Cuamba) de modo a abranger diversificados actores da sociedade e assim permitir elaborar e implementar estratégias de comunicação para mudança de comportamento social informadas.

O projecto “She Belongs in School” conta com a parceria financeira do Governo do Canadá (GAC).