Novo vídeo sobre lavagem de mãos, ideal para crianças em comunidades esquecidas pela crise do COVID-19

Friday 17 April 2020

Num esforço para diminuir as taxas de transmissão do COVID-19, a Save the Children lançou hoje um vídeo animado de lavagem das mãos, destinado a crianças pequenas e famílias das comunidades mais vulneráveis do mundo.

 O vídeo, que não possui texto falado ou escrito, apresenta um caractere universal chamado "Sparkle", demonstrando as principais etapas da lavagem das mãos com sabão, projectado para ser entendido por todas as crianças. Destina-se especialmente a comunidades de baixa renda e frágeis, onde as crianças podem cuidar de crianças pequenas e onde as taxas de alfabetização são mais baixas, ou em comunidades de refugiados e migrantes, onde a primeira língua de uma criança pode não ser falada.

O vídeo faz parte de uma série de intervenções focadas na criança lançadas pela SCI para ajudar as comunidades mais marginalizadas do mundo a se protegerem durante a pandemia de Covid-19.

Gabriella Waaijman, Directora Humanitária Global disse: “As crianças não são imunes ao COVID-19 e podem desempenhar um papel fundamental para ajudar a reduzir as taxas de transmissão, não apenas entre si, mas também para informar os pais e outras crianças mais novas. Em geral, as doenças infecciosas se espalham mais rapidamente entre as crianças que podem ser mais tácteis e menos capazes de entender as instruções sobre higiene e saneamento. Medidas simples e informações apropriadas à idade podem salvar vidas.”

Como os países impõem restrições ao bloqueio, estima-se que 1,5 bilião de alunos estejam fora da escola e da universidade. Para muitas crianças, as escolas fornecem um link vital para informações confiáveis.

Waaijman continuou: “É vital que todas as famílias tenham acesso a informações como saber quando e como lavar as mãos adequadamente, limpar e desinfetar superfícies que podem ser contaminadas e manter uma distância de dois metros de qualquer pessoa fora de sua casa: O COVID-19 fechou muitas das rotas tradicionais de informação, como escolas, prédios públicos e reuniões comunitárias. Precisamos usar todos os canais possíveis para divulgar essas mensagens o mais amplamente possível.”

Nas comunidades mais pobres e frágeis, onde os recursos médicos são limitados, a redução da taxa de infecção do COVID-19 por meio de boa higiene pessoal e distanciamento físico será essencial. Quase 800 milhões de pessoas não têm acesso a água limpa e segura. Em comunidades superlotadas, como campos de refugiados ou de deslocamento, pode haver desafios críticos no auto-isolamento ou no acesso regular à água limpa.

 Em esforços para proteger uma geração dos impactos do COVID-19, a Save the Children está pedindo aos governos e doadores que invistam em serviços de saúde, redes de segurança social e estratégias comunitárias para garantir que as crianças e suas famílias tenham renda, apoio e informações que eles precisam.

Desde o início da crise, as equipas da Save the Children têm trabalhado para alcançar as comunidades mais vulneráveis e marginalizadas, aumentar a consciencialização sobre os riscos do COVID-19 e maneiras de retardar sua disseminação. A Save the Children já está a apoiar os governos nacionais, profissionais de saúde e treinando membros da comunidade, incluindo crianças, através de anúncios e cartazes nas comunidades locais. A organização também está a instalar estações extras de lavagem das mãos e distribuindo suprimentos de higiene, além de fornecer água limpa nas comunidades através de poços e camiões-cisternas.