Mais do que simplesmente registar, É realizar um direito!

Friday 8 November 2019

Pascual Mário, pai de Anderson, efectuando o registo do seu filho.

Anderson Pascual Jaime, com sensivelmente quatro semanas de vida (um mês), já está registado. Nascido aos 16 de Agosto de 2019, até na manhã do dia 10 de Setembro do mesmo ano, o seu direito ao registo de nascimento já estava realizado.

Foi graças ao impacto positivo das mensagens difundidas pelos meios de comunicação de massa, que os pais do pequeno Anderson foram movidos a realizar o direito do seu filho. Pois, um pouco antes do menino nascer, durante os últimos meses de gestação, seus pais viam e acompanhavam na televisão, a campanha de sensibilização, Nasceu Registou!

Com isso, assim explicam “nos últimos meses, enquanto já aguardávamos ansiosamente pela chegada do nosso menino, vimos na televisão alguns videos (spots televisivos) que passam explicando a necessidade e a praticidade para registar um recém-nascido. Não só, vimos também na avenida da Rádio Moçambique, na Matola, um poster (outdoor) sobre o mesmo assunto”.

Outdoor colocado na avenida da Rádio Moçambique, na Matola.

Pascual Mário Jaime e Crimilda Vicente Machava, pais de Anderson, foram tão motivados pela campanha Nasceu Registou, de tal maneira que não quiseram registar atraso nenhum. “Logo que o menino nasceu, não perdemos tempo. Pedi licença de trabalho por um dia e dirigímo-nos à Primeira Conservatória da Cidade de Maputo, levando nossos documentos de identificação e registamo-lo sem custo algum”, explica o pai do Anderson.

Residentes do distrito de Moamba, os pais de Anderson são o exemplo de milhares de pessoas que aprendem das nossas acções de sensibilização para adesão ao registo de nascimento. Através das quais passam a saber que todas pessoas devem ser e estar registadas para seu próprio bem e do país como um todo.

Família do pequeno Anderson

Para Pascal e Crimilda, “mais do que simplesmente registar, é realizar um direito. Por isso, sentimo-nos muito felizes pela conquista e pela legalidade a que colocamos o nosso filho”.

A prova do aprendizado e mudança de atitude dos pais de Anderson, pode ser tirada da situação contrária, em que a filha mais velha só foi registada recentemente, já com 5 anos de idade, por motivos diversos.

A campanha #NasceuRegistou é parte dos produtos da iniciativa do #GovernoDeMoçambique, financiado pelo #GovernoDoCanadá através do #UNICEF, que conta com o apoio da #SavetheChildren e parceiros na mobilização e sensibilização para adesão aos registos de nascimento e de óbito (eCRVS), nas províncias de Maputo, Gaza, Zambézia e Nampula.

 

For more information, please contact:

 

Vieira Cumbi
Tel: +258 82 06 75 714
Email: vieira.cumbi@savethechildren.org