Intervenções integradas para combater a seca

Tuesday 10 January 2017

O acesso a água potável limpa e segura é uma questão importante que afeta as famílias afetadas pela seca em Moçambique. Essas famílias também precisam de apoio de meios de subsistência para evitar que elas entrem em uma crise humanitária.

Concern Worldwide, a Oxfam, Save the Children and Care International (COSACA) tem apoiado comunidades para garantir que elas tenham acesso a água limpa, reabilitando velhos furos e cavando outros novos. Esta é uma tentativa de garantir que o acesso à água potável não seja prejudicado.

Algumas das famílias em maior risco são encontradas na província de Gaza. No distrito de Mabalane, muitos dos domicílios não tiveram colheitas adequadas por mais de meia década.

Nós tivemos 3 anos estéreis. A última colheita adequada que tivemos que poderia sustentar-nos foi no ano de 2010 "Disse André Zavali. Zavali e sua família são beneficiários da resposta COSACA no distrito de Mabalane.

O agregado familiar beneficia do apoio dos meios de subsistência e também recebe rações de água da Save the Children em Moçambique. Em paralelo com os vales de alimentação, o projecto está a implementar outras actividades de subsistência, tais como a distribuição de sementes, que será seguida pela formação dos agregados familiares sobre a melhor forma de utilizar as sementes para obter uma boa colheita.

As previsões meteorológicas indicam que haverá chuvas no último trimestre do ano. A esperança desta intervenção é que quando as chuvas virem, as famílias estejam capazes de ter alimento suficiente quando colherem.

Ilidio Nhatuve explicou a esperança e aspirações do programa no distrito de Gaza. "Para além do apoio à segurança alimentar e aos meios de subsistência (FSL), são integradas actividades e formações que asseguram que os agricultores sejam capazes de recuperar após o encerramento do programa. Actividades de formação em agricultura de conservação, desenvolvimento de redes de jardins e jardins de habitação ", disse Nhatuve.

Sr. Baloi, que é um líder da comunidade na área disse ainda que eles começaram a ver os benefícios de melhores formas de agricultura. "Nós temos uma fazenda de demonstração como uma comunidade. Fomos treinados em métodos agrícolas aperfeiçoados e estamos muito gratos porque estamos confiantes de que quando as chuvas retornarem, poderemos nos alimentar e vender a safra extra no mercado ", disse ele.

As sementes distribuídas são resistentes/tolerantes à seca e são adaptáveis localmente para que possam ser facilmente conduzidas pelas famílias e nas condições da área de impacto. Um total de XX toneladas de sementes foram distribuídas pela COSACA em Mabalane, bem como em outros distritos das províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Zambézia e Tete.

Save the Children em Moçambique também envolveu o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar a nível provincial e distrital para assegurar a sua participação efectiva após a resposta da COSACA. A participação dos diversos parceiros e partes interessadas reforçou a capacidade da comunidade para construir e fortalecer os vínculos entre eles e os provedores de serviços (comerciantes, governo e outros).