FORTIFICAR O FOCO E A COLABORAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA

Monday 30 October 2017

Na foto, Judas Massingue (Assessor Global para área de Direito da Criança); Nacima Figia (Especialista de Educação); Chance Briggs (Director Geral) e a MGCAS, Cidália Chaúque, respectivamente. Foto: Vieira Cumbi/Save the Children.

Durante um encontro de cortesia entre a Save the Children e o Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) nasce a ideia da adoção de um mecanismo como memorando de trabalho – para garantir maior articulação entre as partes, promovendo mais apoio técnico e coordenação.

É de referir ainda que a Save the Children e Ministério do Género, Criança e Acção Social já vem tendo actividades conjuntas, como é o caso do parlamento infantil – que se enquadra na área da Governação e Direitos da Criança.

A apresentação Save the Children, sobre o seu trabalho e aspirações, feita por Chance Briggs, acompanhado por Judas Massingue (Assessor Global para área de Direito da Criança) e Nacima Figia (Especialista de Educação) - mostra claramente que devemos fortificar mais a área dos direitos da criança em  Moçambique.

Cidália Chaúque, MGCAS, expressou sua gratidão pelo trabalho da SC, afirmando que “o governo tem acompanhado os feitos da SC e os avalia positivamente, tanto que é de nossa vontade continuar a trabalhar junto da Save the Children”.

Por fim, Cidália Chaúque pediu para que o trabalho levado a cabo pela Save the Children fosse modelo para todo o país. Não se limitando apenas nas zonas de actuação mas que também possa inspirar vários outros actores engajados com o bem-estar da criança.

O encontro de cortesia teve lugar em Maio de 2017.