FORTALECER PARCERIAS PARA AVANÇAR OS DIREITOS DA CRIANÇA

Thursday 26 May 2022

Num encontro de dois dias iniciado hoje, parceiros da Save the Children em Moçambique espalhados um pouco por todo o país fazem em Maputo uma reflexão conjunta que permitirá que durante os próximos anos o trabalho conjunto produza resultados ainda melhores para as crianças.

 Foto em família entre parceiros para a posteridade

Trata-se de um evento rotineiro que a Save the Children realiza com uma periodicidade anual, mas cuja realização foi comprometida nos últimos dois anos devido, sobretudo, à pandemia da COVID-19. O encontro anual de parceiros da Save the Children passa em revista a parceria é um dos marcos importantes para a agenda de localização que a organização está a priorizar.

 

Ao dirigir as notas de abertura para os participantes, a Directora Geral da Save the Children em Moçambique, Brechtje van Lith, disse que a organização embarcou este ano num novo Plano Estratégico de três (3) anos e que contém cinco (5) objectivos estratégicos (educação, protecção da criança, saúde e nutrição, direitos da criança e governação e mudanças climáticas) e que a Save the Children por si só não poderia levar a bom porto.

“Sei que os nossos parceiros trabalham nestas áreas todas e esperamos trabalhar juntos para alcançarmos as metas”, disse a Brechtje van Lith, acrescentando que à lista dos parceiros é preciso também contar com a colaboração do Governo e do sector privado, pois são parte importante para o fortalecimento do sistema integrado de apoio e protecção da criança.

“A parceria é muito crítica para as organizações da Sociedade Civil e por isso queremos fortalecer as parcerias com todos os actores que partilham a nossa visão porque só juntos podemos transformar o futuro das crianças em Moçambique”, acrescentou.

 

As acções lideradas localmente constituem uma grande mudança sectorial na forma como a Save the Children planifica e faz a entrega dos seus serviços. Com a designação “localização”, esta pode ser descrita como o processo para aumentar a liderança e autoridade de actores locais e nacionais na determinação de como os recursos locais, nacionais e internacionais são usados em suas comunidades para atender às suas prioridades.

 

A Save the Children acredita que a transferência de capacidade, recursos e propriedade para actores nacionais e locais resultará em resultados mais oportunos, apropriados e eficazes para as crianças e suas comunidades e no cumprimento dos direitos das crianças.