FALTA DA DOCUMENTAÇÃO DOS PAIS COMPROMETE O REGISTO DAS CRIANÇAS

Wednesday 28 February 2018

 

FALTA DA DOCUMENTAÇÃO DOS PAIS COMPROMETE O REGISTO DAS CRIANÇAS

Nelton Nhapulo é um jovem que felizmente conhece e reconhece a importância do registo de nascimento. Contudo, até antes do Nelton chegar a Save the Children onde presta serviços, suas duas filhas ainda não tinham sido registadas. Isto porque a sua parceira não tem a documentação em dia - “a cédula da minha esposa molhou e nela nada se pode ver”, encontrando-se assim num estado de caducidade.

Consciente da necessidade de registar suas crianças, Nelton dirigiu-se as conservatórias para honrar com o direito ao registo de nascimento da Celeize e Ângela de 5 e 3 anos de idade, respectivamente, mas não teve sucesso devido ao mau estado da cédula da Niquinilda, sua esposa – a falta da documentação dos pais é uma das mais comuns dificuldades com as quais as pessoas se deparam para registar seus filhos.

Família de Nelton efectuando registo de nascimento

A esta família, foi dada a recomendação de voltar a conservatória de origem onde a cédula foi tratada para emissão de uma segunda via. A quem de poucos recursos, este esforço acarretaria custos pois segundo Nelton, sua esposa teria de visitar Zandamela, sua terra natal, na província Inhambane. E convenientemente, deveria procurar lá chegar com alguns brindes para a família.

Quando a Save the Children dá início as acções de sensibilização para aderência aos registos de nascimentos, vários materiais de informação e comunicação foram distribuídos e parte deles são camisetes com a mensagem “vamos registar as crianças”. Pouco esperançoso, Nelton não fica indiferente e procura oportunamente pelo apoio do Oficial de Mobilização Provincial. Quem mesmo diante do constrangimento da falta da documentação da mãe das crianças, conseguiu conduzir a família até que as crianças fossem registadas.

 Celeize (filha), Nelton (pai), Niquinilda (mãe) e Ângela (filha)

Nelton e a esposa estão felizes e sentem-se muito bem por finalmente terem conseguido registar as crianças, “agora estão devidamente identificadas e qualquer pessoa precisa estar registada para que seja reconhecida” afirma Nelson e promete brevemente avançar com a aquisição dos Bilhetes de Identificação das suas filhas.

Para o ano, Celeize terá idade de ingresso escolar e seus pais sentem-se tranquilos por já reunirem sua documentação em dia.