Distinguida reportagem sobre projecto da Save the Children

Friday 13 November 2020

 

Pelas melhores razões possíveis, a  Save the Children esteve no centro das atenções, na semana passada, no seio da nata de jornalismo e dos principais actores da área de segurança alimentar e nutrição em Moçambique. O feito deveu-se à selecção de uma reportagem sobre o seu projecto “Ligando a Agricultura e Nutrição” como a grande vencedora do Prémio de Jornalismo em Nutrição e Segurança Alimentar, uma iniciativa promovida anualmente pela Plataforma da Sociedade Civil Scaling Up Nutrition (SUN-Moçambique) e chancelada pelo Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e pelo Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN)

A premiação ocorreu num dos hóteis da cidade de Maputo e distinguiu Tomás Gimo

, jornalista do Instituto de Comunicação Social (ICS) em Manica, autor da peça jornalística, num concurso financiado pela União Europeia e que visa estimular a investigação e escrita jornalística sobre a segurança alimentar e nutrição.

Sobre o projecto LAN

O projecto Ligando Agricultura e Nutrição (LAN), está sendo implementado pela Helen Keller International (HKI), na província de Tete, e pela Save The Children Internacional (SCI), na província de Manica, e tem como objectivo contribuir para a redução dos níveis de desnutrição crónica nestas duas províncias. É financiado pelo Governo Britânico, por meio do FCDO (The Foreign, Commonwealth and Development Office – antigamente DFID).

Tomás Gimo, exibindo o prémio pela Reportagem sobre o projecto LAN

 

O LAN está a ser implementado desde Novembro de 2017 em cinco distritos da província de Manica (Machaze, Tambara, Macossa, Guro e Bárue) e em igual número de distritos da província de Tete (Mutarara, Moatize, Cahora Bassa, Changara e Tsangano).

O projecto presta uma particular atenção para mulheres grávidas e cuidadoras de crianças menores de cinco anos ao estimular a adopção de comportamentos essenciais de higiene e nutrição, promovendo iniciativas agrícolas para assegurar a segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo que procura reduzir disparidades de género no trabalho e na tomada de decisões a nível familiar.

Um instântaneo da Reportagem preparada pelo ICS em Manica