DISPONÍVEL PRIMEIRO RELATÓRIO ANUAL DA CRIANÇA EM MOÇAMBIQUE

Monday 21 June 2021

A Plataforma 3R, co-liderada pela Rede CAME, Rede da Criança e ROSC, lançou no dia 15 de Junho, em Maputo, o primeiro Relatório Anual da Criança (RAC – 2020).

O Relatório foi produzido pelo Parlamento Infantil Nacional durante o ano de 2020 e envolveu 330 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos, das 11 províncias do país. 

O documento destaca as preocupações (aspectos positivos e negativos) que as crianças vivenciaram no seio das suas famílias e comunidades em tempos da COVID-19, abragendo diferentes níveis de responsabilidade e temas, como fanília e comunidade, educação, saúde e nutrição, água e saneamento, protecção da criança, meio ambiente. Produz ainda uma série de recomendações sobre estas diferentes áreas.

A Plataforma 3R é uma inciativa conjunta que desenvolve advocacia em prol dos direitos da criança, reforçando a coordenação e articulação nos assuntos da criança, respeitando a manutenção da identidade dos seus membros e parceiros. Integra oito parceiros, nomeadamente (ADRA, ChildFund, Diakonia, Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, World Vision, Right to Play, Save the Children, SOS-Aldeia da Criança e Terre des Hommes).

Leia o relatório na íntegra aqui.