Aproximadamente 800 pessoas participaram da marcha contra o tráfico de pessoas em Massinga

Wednesday 15 November 2017

 

 


Marcha de sensibilização contra tráfico de pessoas, especialmente das crianças. Foto: Carla Comé/Save the Children.

De acordo com dados avançados pela Procuradoria Geral da República, aumentam os casos de tráfico em Moçambique. Foram registados onze casos de tráfico de pessoas em todo país, no primeiro semestre, contra oito no igual período de 2016.

30 de Julho é o dia em que o mundo celebra a efeméride da luta contra tráfico de pessoas. Este ano o evento decorreu no Massinga, província de Inhambane, que é por sinal uma das províncias com maior incidência de casos de crianças em situação de tráfico e migração insegura.

Maputo, Gaza, Manica e Sofala também fazem parte do ponto de partida de muitas crianças que migram inseguramente para os países vizinhos, principalmente Africa do Sul.

Este ano o evento comemora-se sob lema "proteger e assistir as vítimas de tráfico de pessoas". E como tal, acções de sensibilização foram realizadas nas comunidades de modo que estas  possam conhecer o risco que correm, sinais de tráfico, as instituições envolvidas na prevenção e combate bem como proteger-se deste mal.

O tráfico de pessoas constitui uma grave violação dos direitos humanos. Entretanto, falando a população de Massinga, Amabélia Chuquela, Procuradora-Geral Adjunta, desencorajou acções ilícitas como venda de filhos para assegurar o auto-sustento, pois “a melhor forma de combater a pobreza é proporcionar melhor educação para as crianças”.

A Save the Children é uma das organizações que apoiam todas as iniciativas do Grupo de Referência Nacional de Protecção à Criança e Combate ao Tráfico de Pessoas em coordenação com a Procuradoria-Geral da República e os ministérios-chave.

O Grupo de Referência Nacional de Protecção à Criança e Combate ao Tráfico de Pessoas foi criado em Dezembro de 2015 com objectivo de articular melhor a coordenação entre as instituições governamentais, ONGs, media e sociedade civil na definição de estratégias que inclui reforma legislativa, programas de educação cívica voltadas a prevenção, responsabilização dos autores, assistência e reintegração das vítimas. O evento teve lugar no distrito de Massinga, no dia 30 de Julho de 2017.